Ambiente

Exposição viva de 100 mil tulipas floresce pela cidade

  • Notícia

    Notícia

Há uma exposição viva de tulipas espalhada pelos vários jardins e praças da cidade, que começam a florescer, por estes dias.

No Jardim Marques de Oliveira, conhecido como jardim de S. Lázaro e o mais antigo do Porto, por exemplo, estão plantadas mais de oito variedades, dispostas em volta do lago principal e restantes zonas envolventes, numa harmoniosa combinação de cores.

Só na época 2018/2019, foram produzidas por bolbos no Viveiro Municipal cerca de 100.000 tulipas de oito variedades e diversas cores (vários tons de rosa, vermelha, amarela, dourada). Alguns dos bolbos utilizados foram importados da Holanda e sofreram tratamento de frio na origem para melhor adaptação ao local definitivo, tendo já sido envasados no Viveiro.         

Esta é uma mostra das várias exposições de flores de caráter efémero que a Câmara do Porto tem vindo a recriar durante todo o ano, de acordo com a época e sazonalidade das espécies.

Além do Jardim Marques de Oliveira, as tulipas dão cor aos jardins do Passeio Alegre e da Praça Francisco Sá Carneiro (conhecida por Praça Velasquez), às floreiras da Rua do Infante, ao jardim do parque de estacionamento da Trindade, à Praça da Trindade e às ruas de Gonçalo Cristóvão e de Sá da Bandeira.