Cultura

Exposição sobre o Foral do Porto abre nos Paços do Concelho com conferência de Luís Miguel Duarte

  • Notícia

    Notícia

#mno_foral_d_manuel_01.jpg

Miguel Nogueira

A exposição "O Foral do Porto. 1517-2017. Marca de um Rei, Imagem de uma Cidade", que está patente desde a semana passada na Casa do Infante, vai ter um polo no edifício da Câmara a partir da próxima terça-feira, dia 20. É inaugurado pelas 18,30 horas com uma sessão que inclui uma conferência do ciclo "Em torno do Foral do Porto de 1517", a cargo do historiador Luís Miguel Duarte, professor catedrático de História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Durante a cerimónia, em que participa o Conservatório de Música do Porto, será ainda apresentado o catálogo da exposição pela curadora, Paula Pinto Costa, investigadora e docente da Universidade do Porto. O volume inclui a reprodução fac-similada do foral que D. Manuel I concedeu à cidade em 20 de junho de 1517, bem como textos alusivos aos núcleos temáticos da exposição.

Neste polo de "O Foral do Porto. 1517-2017. Marca de um Rei, Imagem de uma Cidade", instalado  no Átrio dos Paços do Concelho, é revelado um roteiro histórico pelo Porto do século XVI, que convida o visitante a fazer um itinerário pela cidade e a descobrir 16 pontos-chave assinalados numa estrutura evocativa de um repositório de memórias.

O conjunto da exposição sugere uma viagem pela História do Porto. O polo da Casa do Infante, que o Presidente da República visitou na semana passada, reúne peças e documentos do Arquivo Histórico e de outros equipamentos municipais, estando organizado em quatro eixos temáticos: 1. O Foral e o Porto: símbolo, marca e identidade; 2. O Foral e o Porto: rei, lei, poder(es); 3. O Porto do século XVI e o seu Termo: espaço, centralidade e funcionalidade; 4. O Foral Manuelino do Porto: arte, técnica, comunicação.

Em ambos os casos, a exposição fica patente até 31 de dezembro e tem acesso livre, funcionando nos seguintes horários:

- Casa do Infante - de terça-feira a domingo das 9,30 às 12,30 horas e das 14 às 17 horas; encerra aos feriados.

- Paços do Concelho - de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.