Sociedade

Exposição sobre o Caminho Inca patente no Museu de História Natural e da Ciência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Universidade do Porto, em parceria com a embaixada do Peru em Portugal, apresenta, até dia 28 de maio, no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, a exposição “Qhapaq Ñan: o grande caminho Inca”. A inauguração, que decorreu esta quinta-feira, ao final da tarde, contou com a presença do presidente da Câmara, Rui Moreira.

Esta exposição, que integra material fotográfico e audiovisual, pretende dar a conhecer ao público algumas das particularidades do Caminho Inca.

O Qhapaq Ñan, além de ser um espaço arquitetónico especial, conta com uma grande diversidade histórica, cultural, humana e geográfica. É composto por várias rotas de caminhada e é uma das criações humanas mais importantes do mundo andino, permitindo ligar cidades de diferentes regiões. Mais de 500 anos após a sua construção, este Caminho ainda se mantém ativo para muitos povos que continuam a utilizá-lo para comunicar e salvaguardar os seus conhecimentos ancestrais, através da transmissão entre gerações.

Atualmente, o Peru, através dos seus ministérios da Cultura e de Relações Exteriores, bem como do Projeto Qhapaq Ñan – Sede Nacional, continua a manter viva toda a história e valor cultura deste relevante património.

A entrada na exposição é livre, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (último acesso às 17h30). O Polo Central estará encerrado ao público no domingo de Páscoa, dia 9 de abril.