Cultura

Exposição sobre D. Pedro no átrio dos Paços do Concelho até ao fim do mês

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Exposicao_D_Pedro_A_Independencia_Brasil_Porto_34.JPG

Filipa Brito

A exposição "D. Pedro. A Independência do Brasil e o Porto" está patente, no átrio dos Paços do Concelho, até dia 30.

Integrando documentação variada, gravuras, quadros a óleo, uniformes, armamento, moedas, partituras, entre outras peças, a mostra, comissariada pela professora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto (U.Porto), Conceição Meireles Pereira, contou com o apoio científico do CITCEM – Centro Interdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Os visitantes poderão situar, geograficamente, as batalhas da Revolução Liberal e a personagem central de toda a história: D. Pedro. Ao longo dos oito núcleos da exposição é evidenciada uma personagem especial e, ao mesmo tempo, um símbolo que une Portugal e Brasil.

A exposição apresenta-se "orgulhosamente amiga do ambiente”: as madeiras utilizadas nas estruturas da exposição são em MDF ecológico, as fotografias em relevo foram impressas em placas texturadas PVC-Free, as tintas de impressão são látex 100% ecológicas, sem poluentes de ar prejudiciais. A serralharia foi tratada e pintada com tintas à base de água, a iluminação é constituída por leds de muito baixo consumo, os tecidos das caixas luminosas são produzidos com fiação feita com plásticos retirados dos oceanos, o vinil de revestimento, ou recortado, é 100% ecológico e os acrílicos são reciclados e colados a laser.

Na inauguração da mostra, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou que "os 200 anos da independência do Brasil são uma oportunidade única para a cidade revisitar o seu herói". "D. Pedro tem a ver com o espírito e resistência da cidade. Em muitas coisas, parece um herói de banda desenhada. O coração dele está aqui porque o Porto foi a cidade que o compreendeu. O Porto deve-lhe o que somos", frisou o autarca.

A entrada é gratuita, estando disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, a mostra pode ser visitada das 15h às 18h.