Cultura

Exposição sobre a história do design português no feminino recebe visitas orientadas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_abertura_feira_livro_2021_19.JPG

Porto.

“Errata” apresenta o trabalho de mulheres designers do século XX que estão ausentes na história do design português. A exposição está patente no Gabinete Gráfico do Museu da Cidade e, nas duas próximas quintas-feiras, recebe visitas orientadas pelas curadoras do projeto. Aos sábados, há também oficinas para famílias inspiradas neste trabalho expositivo.

As visitas serão realizadas pelas curadoras da exposição, Isabel Duarte e Olinda Martins, nos dias 14 e 21 de outubro, com sessões às 12 e 17 horas, em ambas as datas.

Nestas incursões, as curadoras pretendem descrever parte do processo de recolha e investigação que deu origem a “Errata”, assim como o projeto curatorial em que apresentam três possíveis mecanismos de opressão que permitem e perpetuam a invisibilidade das mulheres no design.

A exposição faz, pois, parte de um projeto de investigação mais vasto, conduzido por Isabel Duarte, que integra publicações, podcasts e apresentações públicas. Nele, a investigadora pretende questionar a presença das mulheres na história do design ou porque foram esquecidas mulheres com carreiras notáveis.

Ainda associada à exposição “Errata”, que pode ser visitada gratuitamente no Gabinete Gráfico do Museu da Cidade, localizado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, até dia 24 de outubro, realizam-se nos dois próximos sábados, dias 16 e 23 de outubro, às 17 horas, a “Oficina dela, recortada e colar”, com Patrícia do Vale e Inês Soares.

Partindo do trabalho das mulheres designers portuguesas representadas na exposição, o Coletivo ARiSCA propõe a criação de imagens em família, num processo colaborativo de reflexão em torno da [in]visibilidade do trabalho autoral, e com recurso a conceitos e metodologias representativas do vasto contributo destas designers, nomeadamente através de técnicas de monotipica, stencil e recortes.

Para as visitas orientadas gratuitas à exposição, aconselha-se a inscrição prévia através do email bmp@cm-porto.pt.

Caso pretenda participar numa das oficinas, a inscrição é obrigatória através deste link ou pelo email anteriormente referenciado. Há um limite máximo de 16 participantes (máximo de oito famílias) e podem participar crianças a partir dos três anos de idade.