Cultura

Exposição “Que horas são que horas” já disponível na Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

A exposição “Que horas são que horas”, apresentada desde esta quinta-feira na Galeria Municipal do Porto, percorre a história das galerias de arte da cidade e já foi visitada por Rui Moreira.

A inauguração acontece duas semanas depois da abertura de “Nets of Hyphae”, e as duas exposições estarão patentes na Galeria Municipal do Porto (GMP) até 14 de fevereiro de 2021.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi dos primeiros a visitar “Que horas são que horas”, acompanhado pelos curadores da exposição, José Maia, Paula Parente Pinto e Paulo Mendes.

A mostra propõe uma reflexão sobre a paisagem histórica das galerias da cidade entre 1945 e 2010. Esta cronografia, inscrita entre a aparente abertura cultural do final da Segunda Guerra Mundial e a retração do tecido cultural provocada pela recente crise económica, “permite compreender as muitas faces da civitas e as cumplicidades transformadoras entre artistas, agentes culturais e públicos que a conformam”, assinalam os curadores.

Este retrato retrospetivo atravessa as exposições independentes em livrarias que ensaiaram uma profissionalização alternativa da arte, recorda o confronto com novos públicos e espaços cívicos que só a revolução de 1974 permitiu, passa pela celebração das inaugurações simultâneas na rua Miguel Bombarda e culmina na rede de lugares alternativos organizada para resistir à Troika.

“Que horas são que horas” está patente na GMP até 14 de fevereiro de 2021, assim como “Nets of Hyphae”, apresentada na mezzanine do mesmo espaço. Esta exposição de Diana Policarpo, com curadoria de Stefanie Hessler, diretora da Kunsthall Trondheim, e coproduzida pela mesma galeria norueguesa, reflete a investigação da artista sobre as redes de fungos, estabelecendo paralelismos especulativos entre o ergotismo, a supressão de conhecimentos ancestrais e a justiça na saúde.

A entrada na GMP é livre, estando sujeita ao limite máximo de 30 pessoas e demais regras de higiene e segurança atualmente em vigor.

Para mais informações consulte o site da Galeria Municipal do Porto.