Cultura

"O Tesouro da Abissínia" conta em fotos e texto viagem ao quotidiano da Etiópia

  • Notícia

    Notícia

#Pedro_Mesquita_exposicao.jpg

Pedro Mesquita e Paula Mourão Gonçalves inauguram a exposição "O Tesouro da Abissínia" no Centro Português de Fotografia (CPF), situado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, pelas 21,30 horas desta sexta-feira.

Evocando o passado de um dos mais antigos estados do mundo, que chegou a ser uma grande nação, "O Tesouro da Abissínia" cruza a memória de um passado mais recente com a atualidade, num autêntico diário de viagem vivido pelo jornalista Pedro Mesquita - radiofónico por profissão e fotográfico por vocação - e pela mulher, Paula Mourão Gonçalves, ex-jornalista que mantém a escrita como paixão.

O diário foi escrito, aliás, aquando da visita dos autores à Etiópia por convite à participação na Bienal de Fotografia de Adis Abeba.  

Aos incisivos retratos do quotidiano de um país que, há décadas, se mantém no nosso imaginário como o paradigma de uma nação pobre e endemicamente com fome, juntam-se crónicas que ajudam a conhecer melhor o que foi e ainda é a Etiópia, mas deixando adivinhar um apelo simultâneo à atenção internacional e à esperança de um povo que não desiste.