Cultura

Exposição nos Paços do Concelho recorda eleições nos “Estados Desunidos da América”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Joao_Porfirio_Estados_Desunidos.jpg

João Porfírio

Inaugura nesta sexta-feira, no átrio dos Paços do Concelho – onde fica patente até ao dia 30 de novembro – a exposição “Estados Desunidos da América”, que traça o retrato de um país “profundamente dividido” durante as eleições presidenciais de 2020.

A mostra resulta do trabalho jornalístico desenvolvido por João Porfírio (fotojornalista) e João de Almeida Dias (repórter), entre 24 de outubro e 7 de novembro 2020, na cobertura da campanha presidencial nos EUA, para o jornal diário online Observador. Com curadoria de Maria Mann, a exposição é “um registo de um país politicamente empenhado, mas severamente espartilhado”, sublinha a Casa da Imprensa, entidade organizadora.

A exposição inaugura nesta sexta-feira, 21 de outubro, às 18h, e estará disponível no átrio dos Paços do Concelho até 30 de novembro. A mostra pode ser visitada gratuitamente, de segunda e sexta-feira, das 9h às 17h.

Durante os 16 dias em que percorreram mais de 2600 quilómetros, foram várias as realidades testemunhadas por João Porfírio e João de Almeida Dias. “Nos 16 dias em que estivemos juntos nos EUA em reportagem, não encontrámos ninguém disposto a ficar a meio caminho. Ouvimos quem pusesse Trump ao lado do pior dos fascistas e também quem equiparasse Biden a ditadores comunistas. Conhecemos também quem tivesse deixado de falar com amigos ou familiares por não tolerarem as suas opiniões políticas”, sublinha João de Almeida Dias, citado pela organização.

“Passámos por quatro estados: Nova Iorque, Pensilvânia, Virgínia Ocidental e Ohio, onde assinámos em conjunto 16 reportagens. Fomos dos prédios imensos de Manhattan às planícies de perder de vista no Ohio. Falámos com pessoas felizes pelo estado do seu país e outras que se sentiam no limite. Aqui, contamos como foram esses dias, entre as pessoas que conhecemos e os desafios que encontrámos”, acrescenta o autor, que em janeiro de 2021 começou a trabalhar como diplomata.

No trajeto que João Porfírio e João de Almeida Dias percorreram, foram várias as realidades que testemunharam: “Em Nova Iorque encontraram uma cidade ainda a sofrer o trauma da pandemia Covid-19; retrataram Scranton, Pensilvânia, a cidade natal de Joe Biden, que Donald Trump acusou de abandonar; em Filadélfia fizeram uma reportagem com a comunidade afro-americana e depararam-se com as manifestações e pilhagens que se seguiram à morte de Walter Wallace Jr; na Virgínia Ocidental captaram o ambiente de um centro de recuperação de toxicodependentes; em Youngstown, Ohio, mostraram os sobreviventes do encerramento da fábrica da General Motors; na Pensilvânia assistiram a um dos maiores comícios de Trump; em Filadélfia, cobriram um dos comícios inovadores em modo drive-in de Joe Biden; em Wilkinsburg, Pensilvânia, fizeram a reportagem da noite eleitoral em casa de um apoiante de Trump; no mesmo Estado cobriram manifestações pró-Biden e pró-Trump durante a contagem de votos; e, de regresso a Nova Iorque, presenciaram nas ruas os festejos da eleição de Biden”, enumera a Casa da Imprensa.

“João Porfírio e João de Almeida Dias capturaram o próprio coração da América de hoje numa documentação eloquente e evocativa. As suas imagens e palavras colocam-nos diretamente no centro de uma América Desunida”, sublinha a curadora da exposição.