Cultura

Exposição no Mira Fórum homenageia os africanos e afrodescendentes do Porto

  • Notícia

    Notícia

#Jose_Sergio_exposicaoo_Presentes_Africanos_Afrodescendentes_Porto.jpg

José Sérgio

Inaugura neste sábado, no Mira Fórum, "Presentes! Africanos e afrodescendentes no Porto", uma exposição do fotojornalista José Sérgio. A mostra pretende dar a conhecer os modos de existência desta comunidade, contrariando o estereótipo de que a cidade se manteve imune aos fluxos migratórios oriundos do continente africano. Integra ainda a iniciativa "Mês da Imagem do Porto".

Às 40 imagens que constituem o núcleo duro da exposição, que pode ser visitada entre 31 de outubro e 23 de dezembro, juntam-se pequenos depoimentos e registos sonoros, dando voz à presença silenciosa que se pretende documentar.

"Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto" é também uma pedrada no charco, oportuna face ao atual momento que atravessamos e à força do movimento Black Lives Matter.
No fundo, destaca a organização em comunicado, a exposição deseja contribuir para "a crescente visibilidade e plena inscrição no espaço público de uma comunidade que, embora não possuindo a dimensão, a solidez ou a organização formal e informal da presença africana e afrodescendente da Área Metropolitana de Lisboa, é cada vez mais inegavelmente parte do tecido social, cultural e político da cidade". 

O trabalho final a apresentar no Mira Fórum é assim o corolário de um "processo de aproximação e de descoberta (...), necessariamente colaborativo, e que se deseja mais intuitivo do que exaustivo, mais afetivo do que estatístico ou sociológico", refere a mesma fonte.

Feita a ressalva sobre o enquadramento do processo de criação, tal facto não impede a exposição de ter um programa satélite de debates e visitas guiadas, que possam ancorar a realidade documentada no contexto mais amplo da investigação académica e do trabalho institucional ou associativo, que se vem desenvolvendo no país em torno destes tópicos.

O autor da exposição, José Sérgio, trocou há mais de 20 anos Moçambique por Portugal; primeiro pela Área Metropolitana de Lisboa e, mais recentemente, pelo Porto, onde vive desde 2018. Conhecendo as dinâmicas do território agora de forma mais aprofundada, o próprio fotojornalista quis desmistificar um estereótipo que também alimentava. Em 2019, já se tinha estreado na Invicta, com uma outra realizou a exposição, "A viagem que Guerra Junqueiro nunca fez", na Casa Guerra Junqueiro, do Museu da Cidade. 

A iniciativa enquadra-se ainda no "Mês da Imagem do Porto", evento dedicado à fotografia e ao vídeo, que conta com o apoio da Câmara do Porto. O programa abrange sete espaços, que além do Mira Fórum, contemplam galerias e projetos como Espacio/Jhannia Castro, Espiga, Galeria Adorna, OPPIA - oPorto Picture Academy, Salut au Monde! e The Cave Photography.

Em todos os locais, as visitas são limitadas à lotação do espaço e seguem o cumprimento das medidas preventivas em vigor.

//

Mira Fórum

Rua de Miraflor, 155 (Campanhã)

De terça-feira a sábado | entre as 15 e as 19 horas

Entrada gratuita