Sociedade

Exposição fotográfica percorre as “Noites do Norte”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Christian_Baes_01.jpg

Christian Baes

O jovem fotógrafo brasileiro Christian Baes percorreu e fotografou, em 14 meses, as “Noites do Norte”. O trabalho encontra-se, agora, em exposição no espaço Dona Mira, no Bonfim.

Foi neste bar, transformado também em espaço cultural, que Christian, ao chegar a Portugal, encontrou uma ligação às suas raízes e uma “segunda casa” onde consegue respirar um pouco da cultura e música do seu país.

Os proprietários do Dona Mira, Carlos Fuchs e Valéria Lobão, um casal de músicos brasileiros que veio para Portugal em 2018, convidaram-no a expor a sua obra ao lado da literatura, da música e dos retratos dos artistas que adornam as paredes deste espaço de encontro e partilha de cultura.

As 26 fotografias selecionadas para esta exposição podem ser descobertas nas paredes do Dona Mira, na Rua Duque de Saldanha, 431, no Porto, até ao próximo dia 21 de maio, de segunda a sexta, entre as 12 e as 22 horas, e aos sábados, entre as 10 e as 22 horas.

Percorrendo seis distritos – Porto, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança e Viana do Castelo – e mais de 19 concelhos da região, o profissional produziu um roteiro documental que contempla inúmeras paisagens, monumentos históricos e pontos de interesse, com o objetivo de apresentar, de forma poética e simbólica, parte da cultura e beleza do norte de Portugal, sob o prisma da magia da noite e a partir do olhar de alguém de fora.