Sociedade

Exposição Footb-all Mix reúne cartazes de designers conceituados do Mundo

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_footb_all_mix_01.JPG

A inauguração da exposição Footb-all Mix, no átrio da Câmara do Porto, acontece já nesta quinta-feira, às 15,30 horas. Uma iniciativa inédita que reúne cartazes produzidos por conceituados designers oriundos de cada um dos 32 países que disputam o Campeonato de Mundo de Futebol. Desde já, revelamos alguns nomes de grande relevo no panorama internacional que integram este arrojado projeto. 

Em contagem decrescente para a inauguração da exposição que acolhe, em Portugal, os cartazes onde designers de cada uma das nações apuradas para o Mundial de Futebol interpretam o fenómeno desportivo, em jeito de antevisão, o Porto. deixa alguma informação sobre o percurso surpreendente de algumas mentes criativas por detrás destes posters que, aliás, já são bem conhecidas na cena internacional.

Da Inglaterra chega-nos Neville Brody, um dos mais reputados designers gráficos da sua geração, também tipógrafo e diretor de arte. Atualmente, acumula funções como reitor da School of Communication do Royal College of Art, em Londres. A sua contribuição para a definição da cultura visual contemporânea passou, a partir dos anos 80, pelas icónicas revistas The Face e Arena e pela imagem da cena musical independente britânica do período pós-punk e new wave. Dirige a Brody Associates - que tem escritórios em Londres, Berlim, Seul e Tóquio - e uma importante carteira de clientes que inclui a Apple, a BBC, o The Times, o Channel 4, a Disney, o New York Times e a seleção inglesa de futebol, entre muitos outros.

Praticamente nos nossos antípodas, o cartaz da Austrália é assinado por Ken Cato. Fundador e diretor da Cato Brand Partners, a sua atividade no domínio do design de comunicação, quer ligado à prática quer à educação e desenvolvimento, proporcionou-lhe a distinção como Cavaleiro da Ordem da Austrália (Officer of the Order of Australia), em 2013. Entre os seus trabalhos mais reconhecidos fora de portas estão a marca Benq, a imagem da Qantas ou a narrativa visual da sequência de créditos do filme Elizabeth: The Golden Age (2007).

Nesta exposição realizada no átrio da Câmara do Porto, haverá ainda a oportunidade de conhecer a proposta de cartaz de um dos mais influentes designers asiáticos, cuja dimensão cultural e experimental do seu trabalho é notável. Fala-se de Ahn Sang-Soo, da Coreia do Sul. Designer e tipógrafo, este criativo sul-coreano foi vice-presidente do Icograda - International Council of Graphic Design Associations - entre 1997 e 2001, mas é especialmente reconhecido pela sua revolucionária tradução funcional do Hangul, o tradicional alfabeto coreano estabelecido em meados do século XV. A par de uma prolífica atividade editorial, com mais de 15 livros produzidos, encontra-se uma extensa e singular coleção de fotografias one.eye. Entre os seus mais recentes projetos está um inovador desenho de interface para um relógio de pulso da Samsung Electronics.

A nossa vizinha Espanha é representada na Footb-all Mix por Pere "Peret" Torrent, designer gráfico, ilustrador, fotógrafo e escultor, a quem foi atribuído o Premio Nacional de Diseño, em 1998. Estabelecido em 1979, a sua carteira de clientes inclui editores, agências de publicidade, instituições públicas e empresas mediáticas, como a Televisão de Barcelona e o Canal+. Decano do design espanhol, trabalhou nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, na Exposição Mundial de Sevilha, realizada no mesmo ano e, posteriormente, nas de Hannover (2000), Zaragoza (2008) e Shanghai (2010).

De entrada livre, a exposição - que estará também patente em cada um dos 32 países que chegaram à fase final da edição 2018 do Mundial de Futebol - ficará patente no átrio da Câmara do Porto durante toda a competição, de 14 de junho a 15 de julho.

Curadoria da exposição é dos designers Susana Machicao e Felipe Taborda

Corre design nas veias de Susana Machicao. Com uma carreira absolutamente plena de experiências profissionais na área, esta conceituada designer boliviana é recorrentemente convidada para júri de concursos internacionais, para além de dar conferências e workshops em todo o mundo. Líder nata, Machicao realiza a partir do seu estúdio consultoria externa para diferentes instituições nacionais e internacionais de desenvolvimento, educação e sustentabilidade, para além de apoiar o desenvolvimento de projetos nas áreas da publicidade, publicação, consumo de massa, gastronomia e turismo.

Em 2016, foi distinguida com o prémio carreira, pela Universidade de Palermo. Com trabalhos expostos em mais de 45 cidades do mundo, e publicados em revistas de referência mundiais como Taschen, Index Book, Rockport Publishers, Hexanine/How, entre outras, Susana Machicao é ainda coordenadora da Bienal do Cartel da Bolívia, BICeBé; coordenadora da Bienal latino-americana de Tipografia na Bolívia; fundadora e diretora da Graphic Designers Bolivia; fundadora do Projeto LATAM_D Latin American Design; fundadora e Diretora da Women Designers.

Felipe Taborda é um conceituado designer gráfico carioca, que também estudou cinema e fotografia na London International Film School (Inglaterra), Communication Arts no New York Institute of Technology e Graphic Design na School of Visual Arts (EUA). Desde 1990, é professor da UniverCidade, no Rio de Janeiro, e tem seu próprio escritório, atuando principalmente na área cultural, editorial e fonográfica.

É o único designer latino-americano selecionado para o livro Graphic Design for the 21st Century - 100 of the World's Best Graphic Designers, publicado em 2003 pela Taschen (Alemanha). No seu currículo, figuram ainda a publicação de tabalhos na World Graphic Design (Merrell Publishers - Inglaterra); The Anatomy of Design (Rockport Publishers - USA), Logo Design 1 e 2 e Contemporary Graphic Design (Taschen - Alemanha). Em 2008, lançou seu livro Latin American Graphic Design, publicado pela Taschen.