Cultura

Exposição faz o retrato de quatro anos de design gráfico da Cultura da Câmara do Porto

  • Notícia

    Notícia

cartaz_bydesign.jpg

Inaugura a 30 de maio, pelas 19 horas, no Palácio dos Correios, a exposição "Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto". A exposição acontece ainda no âmbito do European Design Awards, que decorre no Porto a 27 de maio.

A maneira como a Câmara do Porto se relacionou, ao longo de quatro anos, com a prática do design gráfico na cidade e a trouxe para o centro da sua estratégia cultural e de comunicação é explicada pormenorizadamente nesta exposição, que vai ocupar o 7.º piso do antigo edifício central dos Correios, na Praça General Humberto Delgado.

Recorrendo a variados exemplos dos diferentes suportes utilizados (mupis, cadernos, flyers, edições, logótipos, websites e merchandising), a exposição reflete também a cultura visual que se foi definindo na cidade neste período e que ali se compreenderá melhor através do trabalho de comunicação de alguns dos principais interlocutores do design do Porto.

A exposição inclui objetos pertencentes a 40 projetos culturais, desenvolvidos por 28 estúdios e designers individuais: And Atelier, Another Collective, Atelier d'Alves, Atelier Martino & Jaña, Bolos Quentes, Carlos Azeredo Mesquita, Colönia, Dayana Lucas, Drop, esad - idea, Inês Nepomuceno, Joana Pestana, João Drumond, Márcia Novais, Maria João Macedo, Mariana Marques, Marta Ramos, Mousse Publishing, Paulo Mendes, Pedro Nora, R2, Royal Studio, Studio Andrew Howard, Studio Dobra, Studio Iris, S V Ä R e White Studio. O trabalho destes designers, frequentemente premiado, levou o Porto a distinguir-se internacionalmente nos domínios da criação artística e da atividade cultural.

Mais do que uma exposição de design, esta é uma explicação do que é hoje o design na cidade e do que é o Porto de hoje através do seu design.

No âmbito da exposição, será também editado um catálogo sobre os projetos de design, que inclui um ensaio de Mário Moura, professor de design gráfico e multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Prefaciado por Rui Moreira, o livro estará disponível para venda no espaço da exposição.

"Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto" tem acesso livre e decorre no Palácio dos Correios até 23 de julho, entre as 10 e as 18 horas, de terça-feira a domingo.