Cultura

Exposição Eyes Wide Open despede-se domingo da Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_eyes_wide_open_11.JPG

Miguel Nogueira

Patente ao público desde o passado dia 30 de novembro, a exposição "Eyes Wide Open: 100 Anos de Fotografia Leica" despede-se este domingo, 5 de fevereiro, da Galeria Municipal do Porto, depois de já ter recebido mais de 20.500 visitantes.

Para este último fim de semana, a Câmara do Porto decidiu alargar o horário de visitas à galeria, das 18 para as 20 horas (sábado e domingo), reservando ainda uma visita guiada extra no último dia da mostra, às 17,30 horas. No sábado, a partir das 16 horas, mantêm-se as habituais visitas orientadas pelo serviço educativo da Galeria Municipal.

Organizada pela autarquia do Porto, com curadoria do jornalista e investigador alemão Michael Koetzle, a exposição que assinala os 100 anos da Leica reúne mais de 200 imagens, distribuídas pelos dois pisos da galeria, todas captadas pela icónica máquina, cujo nome deriva da contração das palavras "Leitz" e "Camera".

Focando-se na coleção e história da empresa (e também da sua presença em Portugal), a exposição aborda a forma como o formato de 35mm transformou o olhar fotográfico no contexto da história da arte e da cultura ocidental, mas também no trabalho criativo de amadores, artistas e fotojornalistas, cuja linguagem se foi alterando ao longo das décadas.

Entre o imenso espólio de imagens, estão alguns dos nomes mais icónicos da fotografia, casos de Nobuyoshi Araki, Julia Baier, Oskar Barnack, René Burri, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, François Fontaine, Eva Kemlein, Susan Meiselas, ou Alexander Rodtschenko, entre outros.

Dividida em 14 núcleos que traçam o percurso do século XX, tal como já tinha acontecido aquando das suas passagens por Berlim, Hamburgo, Frankfurt ou Viena, a exposição acrescentou agora um núcleo português, onde estão fotografias de Paulo Nozolino, Vítor Paulo e Gerardo Castello Lopes. Para ver até domingo, na Galeria Municipal do Porto.