Educação

Exposição "Entre Paredes" patente na Casa São Roque até dia 12 de junho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Casa São Roque – Centro de Arte recebe, até dia 12 de junho, a exposição "Entre Paredes". A iniciativa integra o resultado do processo criativo desenvolvido por alunos pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, durante o terceiro período, no âmbito do Programa Descobrir com a Arte e a Natureza.

Durante o presente ano letivo, o programa envolveu cerca de 1075 crianças e jovens, sensivelmente o dobro face a 2021/2022, permitindo a estes grupos usufruir da natureza multidimensional do espaço da Casa São Roque e das artes, em particular.

Desde 2020 que o Município do Porto tem promovido projetos de sensibilização e revalorização do património, em parceria com instituições da cidade. Neste âmbito, que as escolas da cidade têm participado no Programa Descobrir com a Arte e a Natureza, na Casa São Roque - Centro de Arte, com a colaboração da Associação para a Promoção da Arte – Vivercidade.

Este programa integra dois projetos que têm como base a Casa São Roque - Centro de Arte: "Casa", que inclui sessões de mentoria conceptual e artística, ajustadas ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, envolvendo os alunos nos espaços expositivos, suas características arquitetónicas e decorativas, e "Camélias", com abordagem eclética ao jardim da casa e às camélias, a partir de sessões de mentoria conceptual e artística, que integram um percurso entre as cameleiras centenárias e o edifício.

A Casa São Roque Centro de Arte é um equipamento dedicado à arte, que reúne características que lhe conferem singularidade: um edifício classificado pelo seu património arquitetónico, artístico, paisagístico e ecológico, um jardim com camélias centenárias, também elas classificadas como património natural, uma relação simbiótica com o parque municipal de São Roque e, ainda, um espólio artístico no domínio da arte contemporânea, corporizado na sua programação cultural.

A abertura da exposição decorreu esta sexta-feira e contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, dirigentes municipais, coordenador da Casa São Roque - Centro de Arte, João Araújo, docentes da Escola Superior de Educação do Porto e equipa de monitores e alunos de duas turmas da Escola Básica de Montebello, que participaram no projeto. Está patente até dia 12 de junho (horário de abertura entre as 13h30 e as 20h00). A entrada é gratuita para os familiares, alunos e docentes de todas as escolas envolvidas, este ano, no projeto.