Cultura

Exposição do Museu do Porto e novo polo da “Biblioteca Errante” na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_biblioteca_errante_02.jpg

Miguel Nogueira

Está a chegar a altura do ano mais aguardada pelos bibliófilos: a Feira do Livro do Porto tem abertura marcada para esta sexta-feira, 25 de agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal, e contempla um conjunto de propostas do Museu e das Bibliotecas do Porto – com destaque para uma exposição dedicada à amizade que uniu o autor homenageado no evento, Manuel António Pina, e Germano Silva.

A exposição temporária “Pina Germano” inaugura no dia de abertura da Feira do Livro – sexta-feira, 25 de agosto, às 17h00, no Gabinete Gráfico da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Contando com curadoria do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, e de Rita Roque, esta exposição está enquadrada no programa de homenagem que a Feira do Livro do Porto dedica ao poeta Manuel António Pina.

A partir de memórias, epístolas, fotografias e outros documentos, apresenta-se a “grande história de amizade, amor e correspondência portuense dos nossos dias: a história que ligou (e liga ainda) o poeta e jornalista Manuel António Pina (desaparecido em 2012) ao também jornalista e historiador local, Germano Silva”, sublinha Jorge Sobrado.

Sessões diárias de contos

O gosto pelos livros e pela leitura será cultivado em sessões diárias de contos, mas também em espetáculos e oficinas para os mais novos, num desafio à criatividade.

A colaboração do Museu e Bibliotecas do Porto com A Recoletora será ativada na oficina “Herbário comestível” (sessões a 26 de agosto e 9 de setembro), que convida a aprender a identificar plantas silvestres comestíveis.

O Teatro Pé de Vento levará à cena alguns dos primeiros textos que Manuel António Pina escreveu para a companhia, com o espetáculo “O Pássaro da Cabeça” (sessões a 27 de agosto, 3 e 10 de setembro) na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Nas sessões de “Ilustrar é iluminar”, serão convocados diversos ilustradores para refletir sobre o seu trabalho artístico. E na oficina “Escrever também se treina” será explorada a capacidade de imaginar mundos novos: Inês Morão Dias trabalha a poesia (29 a 31 de agosto) e Raquel Patriarca abordará a narrativa (5 a 7 de setembro).

Também vai decorrer um laboratório de cinema de animação, com a Anilupa – Centro Lúdico da Imagem Animada, que dará aos participantes a oportunidade de realizar um pequeno filme de carácter experimental, com o objetivo de construir uma narrativa que permita ir ao encontro do imaginário poético de Manuel António Pina e, ao mesmo tempo, explorar várias técnicas plásticas de animação de imagem.

Novo polo da Biblioteca Errante

Durante a Feira do Livro assinalar-se-á ainda a abertura de mais um espaço do projeto “Biblioteca Errante”, rede de bibliotecas temáticas, permanentes ou móveis, pulverizadas pela cidade. A partir de 7 de setembro, a Biblioteca da Casa Marta Ortigão Sampaio vai disponibilizar um catálogo de livros com predominância na História da Arte e das Ideias, com nichos que variam entre temas como a Gastronomia, a Geografia e a Indústria.

A Biblioteca Sonora marcará presença na Feira do Livro através das ações “A voz como letra” – conversas moderadas por Marta Bernardes com voluntários e utentes da Biblioteca Sonora do Porto, em torno da experiência da leitura para ser ouvida e da escuta dos livros – e “Ecos da Biblioteca Sonora”, que apresentará momentos performativos a partir de leituras de Agustina, Eugénio, Junqueiro e Pina, realizadas por voluntários e utentes da Biblioteca Sonora. Ambas as atividades repetem nos dias 31 de agosto e 7 de setembro.

A Feira do Livro decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, de 25 de agosto a 10 de setembro. Manuel António Pina é o autor homenageado nesta edição. Conheça aqui toda a programação do Museu e Bibliotecas do Porto no âmbito da Feira do Livro do Porto.