Desporto

Exposição do centenário da Federação Portuguesa de Atletismo patente no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Exposicao_Centenario_FPA_01.JPG

DR

A Exposição do Centenário, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), chegou ao Porto e estará patente, até ao dia 4 de fevereiro, no espaço Atmosfera M. Por entre objetos e equipamentos do espólio da FPA e cedidos por outras entidades, como o Museu do Desporto, por atletas, dirigentes e “amigos” do atletismo, destacam-se os pontos altos da única modalidade nacional que gerou campeões olímpicos.

Os visitantes são convidados a entrar “em grande”, seguindo o tapete utilizado no salto em comprimento e no triplo salto, com a marca dos recordistas nacionais. A esta noção de profundidade soma-se ainda a experiência de passar por baixo da fasquia do salto em altura, colocada na marca atingida pelo recordista nacional Paulo Conceição (2,28 metros), num convite a viver ou a reviver de forma muito prática e próxima a história da federação e do atletismo português.

Por entre objetos e equipamentos destaca-se a homenagem aos cinco campeões olímpicos (Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pichardo). Por exemplo, pode-se apreciar o equipamento utilizado por Rosa Mota, quando conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

A atleta esteve presente na inauguração da exposição, que contou com a presença da vereadora da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, para além do presidente da FPA, Jorge Vieira, e representantes das autarquias de Paços de Ferreira e Matosinhos.

A exposição está aberta ao público no espaço Atmosfera M, da Associação Mutualista Montepio, na Rua de Júlio Dinis, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, com entrada gratuita.