Ambiente

Exposição de Camélias do Porto instala-se no Parque de São Roque a 4 e 5 de março

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_exposicao_camelias_2022.jpg

Guilherme Costa Oliveira

No primeiro fim de semana de março, o Parque de São Roque é o ponto de encontro de produtores e apreciadores de camélias da cidade e da região. A 27.ª Exposição de Camélias do Porto promete os melhores exemplares reunidos neste local, numa iniciativa conjunta da Câmara do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias, em parceria com a Casa São Roque. A entrada é livre.

O primeiro fim de semana de março marca o reencontro da cidade com a sua flor mais importante. A Exposição de Camélias do Porto apresenta um programa diversificado e pensado para toda a família.

Para além da tradicional mostra, onde o público terá oportunidade de conhecer diferentes exemplares desta icónica flor, colorida e sem cheiro, haverá espaço para o tradicional Mercado das Camélias, onde os interessados poderão admirar e adquirir uma vasta panóplia de exemplares e espécies.

O próprio local onde vai decorrer a iniciativa espelha a crescente visibilidade a atribuir a esta flor, sobejamente conhecidas nas árvores que ornamentam e dão vida ao Parque de São Roque, recentemente renovado e ampliado, fazendo deste local um jardim ímpar na cidade, onde as cameleiras – e as respetivas camélias – imperam.

Do programa faz parte o habitual Concurso de Camélias, onde as melhores plantas serão agraciadas com os prémios correspondentes à melhor espécie produzida e exposta no local em diferentes categorias.

Há também um conjunto de atividades pensado para todo o público, com concertos do Quinteto de Sopros do Conservatório de Música do Porto e do Projeto Ciranda, de Gileno Santana e Inês Vaz, no primeiro dia do evento.

No domingo haverá oficinas para toda a família, visitas guiadas e espetáculos itinerantes de novo circo e formas animadas, para além de um concerto de harpa de Eduardo Dias Martins e de um espetáculo do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música do Porto.

O evento tem acesso livre, é dirigido a todas as idades e divide-se entre o espaço interior da Casa São Roque e o Parque, onde estará instalada uma grande tenda.

Programa:

Sábado, 4 de março
14h00 – Abertura da Exposição
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios
15h00 – Espetáculo Itinerante com Persil Noir
15h30 – Visita Guiada ao Jardim e Casa de São Roque
15h30 – Concerto do Quarteto de Cordas Adlib Strings
16h00 – Visita Guiada pela Prof. Teresa Marques Portela
16h00 – Prova de Vinhos do Porto
17h00 – Projeto Ciranda com Gileno Santana e Inês Vaz
17h50 – Concerto do Quinteto de Sopros do Conservatório de Música do Porto

Domingo, 5 de março
10h00 – Visita Guiada às Camélias
10h00 – Oficina “Camélias de Origami”
10h00 – Oficina de decoração de máscaras e de criação de postais
10h30 – “Onirotóptero” – Espetáculo de Marionetas
11h00 – Concerto de Quarteto de Jazz
11h30 – Visita Guiada às Camélias e atividades para crianças
15h00 – “Alforria” – Espetáculo Itinerante com marionetas de sombra
15h00 – Espetáculo Itinerante com Persil Noir
16h00 – Concerto do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música do Porto
17h00 – Concerto de Harpa de Eduardo Dias Martins
18h00 – Concerto Cupertinos