Cultura

Exposição da Galeria Municipal do Porto no top 10 da Frieze

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A exposição "Nets of Hyphae" de Diana Policarpo, apresentada na Galeria Municipal do Porto (GMP), foi considerada uma das 10 melhores exposições da União Europeia de 2021 pela Frieze. Trata-se da primeira vez que uma instituição de arte portuguesa é destacada no ranking anual de uma das mais importantes e influentes revistas de arte contemporânea internacional.

A convite da GMP, a curadora Stefanie Hessler, diretora da Kunsthall Trondheim, trabalhou no projeto – apresentado entre dezembro de 2020 e abril de 2021 – com a artista, procurando estabelecer relações especulativas entre as redes de fungos da cravagem e a saúde das mulheres. Desenvolvidos especificamente no contexto desta proposta, os trabalhos de Diana Policarpo desdobraram-se em vídeo, animação, têxteis e ambientes sonoros e criam paralelos entre o ciclo dos fungos, a justiça reprodutiva e os conhecimentos de parteiras, curandeiras e agricultoras em precariedade e resistência. Além disso, através de um trabalho com a biohacker transfeminista Paula Pin, centrando nas perspetivas feministas dos alucinogénios, a artista concebeu, ainda, paralelismos especulativos entre o ergotismo, a supressão de conhecimentos ancestrais e a justiça na saúde.

Na reunião de Executivo desta segunda-feira, o diretor da Galeria Municipal do Porto à data da exposição, Guilherme Blanc, explicou que esta é uma distinção de muita relevância a nível mundial e “é algo muito importante para o projeto municipal da arte contemporânea e para a artista”.

“É algo singular por que, de facto, não temos registo que alguma exposição portuguesa alguma vez tenha sido classificada como uma das 10 melhores exposições do ano por uma revista de referência como a Frieze. E também não temos registo que algum artista português tenha sido integrado numa lista de top 10 a nível internacional”, referiu.

Guilherme Blanc acrescentou, também, que a mostra faz parte “de um trabalho de continuidade que a Galeria tem feito com artistas portugueses e do Porto”, onde a artista Diana Policarpo tem galeria.

A exposição foi também apresentada na Kunsthall Trondheim, na Noruega, entre fevereiro e abril deste ano, numa coprodução entre as duas instituições. A publicação homónima – que inclui contribuições de Stefanie Hessler e Guilherme Blanc, da curadora e investigadora Margarida Mendes, do historiador norueguês Rune Blix Hagen, da escritora e editora Emmy Bebber e da curadora e historiadora de arte Katrine Elise Pedersen – foi lançada em abril com a editora Mousse Publishing.

A exposição integra o programa da GMP comissariado por Guilherme Blanc, Diretor Artístico da Galeria Municipal do Porto entre 2017 e 2020 e atual diretor artístico do Batalha Centro de Cinema.

Da lista de melhores exposições do ano consta ainda a Trienal do Báltico, na Lituânia, comissariada pela dupla de curadores João Laia e Valentinas Klimasauskas, com quem a GMP trabalhou no projeto expositivo “Máscaras (Masks)” em 2020.