Cultura

Exposição dá a conhecer legado do arquiteto Fernando Távora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_fernado_tavora_01.JPG

DR

A Fundação Marques da Silva (FIMS) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) acolhem, a partir de hoje, a exposição "Fernando Távora. Pensamento Livre", integrada nas comemorações do centenário do nascimento do arquiteto portuense (1923-2005).

Com curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano, Maria Manuel Oliveira, a mostra propõe um percurso pela vida e obra de umafigura indissociável da "Escola do Porto" e da arquitetura portuguesa na segunda metade do século XX.

Os visitantes são convidados a percorrer o legado de Fernando Távora, através dos desenhos originais, maquetas e fotografias de sete das suas obras mais relevantes: Casa dos 24, antigos Paços do Concelho do Porto (1995/2003), Mercado da Feira (1953/1959), Casa de Ofir (1957/1958), Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição, em Matosinhos (1956/1960), Escola do Cedro, em Gaia (1957/1961), Pousada de Santa Marinha da Costa, em Guimarães (1972/1985) e anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993/2000).

Retratos do fundador da "Escola do Porto"

Para além das obras selecionadas é possível visitar cinco miniexposições temáticas complementares à exposição principal, que visam retratar a personagem, a sua vastíssima cultura, o seu método de trabalho, a forma como usou o desenho e a história na prática projetual, e de como as suas aulas foram fundamentais para sucessivas gerações de estudantes entenderem o que é a arquitetura e o seu exercício profissional, tudo isto sem intenção de se aproximar de uma mostra retrospetiva.

A inauguração está marcada para as 18h30 desta sexta-feira. Depois, a exposição ficará patente ao público até 3 de fevereiro de 2024: de segunda-feira a sábado, das 14 às 18 horas, na Fundação Marques da Silva, e de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, na FAUP. O custo do bilhete para a exposição central na fundação é de três euros para o público em geral. A entrada é gratuita para jovens até aos 18 anos e para estudantes do ensino superior, mediante a apresentação de documento comprovativo. Hoje, dia da inauguração, a entrada é livre.

Depois do Porto, a exposição viaja depois até Coimbra, em fevereiro de 2024, onde estará patente no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ). Segue-se Guimarães, em maio de 2024, onde poderá ser visitada na Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD).