Cultura

Exposição “D. Pedro. A independência do Brasil e do Porto” reconhecida em prémios de museologia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Exposicao_D_Pedro_A_Independencia_Brasil_Porto_34.JPG

Filipa Brito

Mais de 26 mil pessoas visitaram, nos Paços do Concelho, a exposição “D. Pedro. A independência do Brasil e do Porto”, agora reconhecida com uma menção honrosa pelos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

A distinção da mostra foi feita na categoria Exposição Temporária que, segundo a organização, valoriza dimensões como o desenvolvimento dos públicos, a exposição de acervo em reserva, a difusão científica, a dimensão cívica e de inclusão e a sustentabilidade social e ambiental.

Inaugurada em dezembro, a exposição “D. Pedro. A Independência do Brasil e o Porto” ilustrava a relação entre D. Pedro, a cidade do Porto e o processo de emancipação do Brasil, no ano em que se assinalaram os 200 anos da independência brasileira.

Integrando documentação variada, gravuras, quadros a óleo, uniformes, armamento, moedas, partituras, entre outras peças, a mostra é da responsabilidade do atelier de design João Borges e contou com o apoio científico do CITCEM – Centro Interdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O catálogo da mostra já se encontra na segunda edição.

Assumindo-se uma exposição “amiga do ambiente”, as madeiras utilizadas nas estruturas eram de MDF ecológico; as fotografias em relevo foram impressas em placas texturadas PVC-Free; as tintas de impressão eram látex 100% ecológicas, sem poluentes de ar prejudiciais.

Além disso, a serralharia foi tratada e pintada com tintas à base de água; a iluminação era constituída por leds de muito baixo consumo; os tecidos das caixas luminosas foram produzidos com fiação feita com plásticos retirados dos oceanos; o vinil de revestimento, ou recortado, era 100% ecológico; e os acrílicos foram reciclados e colados a laser.

A museóloga Mariana Jacob Teixeira, chefe da Divisão Municipal de Museus da Câmara do Porto, foi também reconhecida entre os profissionais do setor com o Prémio Mérito Profissional na Área da Museologia.

Os Prémios APOM distinguiram, ainda, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Espaço no Jardim Botânico do Porto foi um dos vencedores no Prémio Menção Especial, que visa “realçar temáticas relevantes para a museologia e para a sociedade, de forma a contribuir para um reforço na qualidade das instituições e profissionais a elas afetos”.

O objetivo da Associação Portuguesa de Museologia é “distinguir instituições museológicas e outras entidades, reconhecendo o trabalho desenvolvido e dando visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia em todo o país”.