Sociedade

Exposição conta histórias de vida de pessoas em situação de sem-abrigo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

São histórias de vida de oito pessoas que habitam atualmente nos Albergues do Porto e que dão corpo a “Histórias (In)Visíveis”, exposição que inaugurou este mês na galeria Alberg’Art.

Versa temas como as vidas familiares e experiências laborais ou de migração, com uma reflexão sobre a problemática da habitação e da sua relação com a cidade do Porto. Estas histórias foram também lançadas na plataforma do Museu da Pessoa no momento da inauguração e estão disponíveis para consulta futura.

A exposição é da responsabilidade do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), no âmbito do projeto “Núcleo IS-UP Museu da Pessoa”, em parceria com os Albergues Nocturnos do Porto, sendo que a inauguração contou com a presença do vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo, o presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, Nuno Cruz e demais convidados.

O Museu da Pessoa é um museu digital e colaborativo, que reúne histórias de vida co, o objetivo de transformar qualquer história em património da humanidade, preservando e disseminando memórias de forma democrática.

A mostra pode ser visitada de segunda a sábado, entre as 15 e as 18 horas, na galeria Alberg’Art (R. Mártires da Liberdade, 237) até 25 de novembro.