Cultura

Exposição com mais de 100 fotografias de Manoel de Oliveira em Serralves

  • Notícia

    Notícia

#Manoel_de_Oliveira_exposicao_fotografias_Serralves.jpg

Acervo Manoel de Oliveira

A exposição "Manoel de Oliveira Fotógrafo" inaugura nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, e dá a conhecer uma faceta incógnita do consagrado realizador português. A mostra é ainda acompanhada por um ciclo de cinema, um programa de conferências e um catálogo.

Manoel de Oliveira é dono de um percurso exímio na sétima arte, contudo o cineasta portuense não limitou o seu talento apenas ao cinema. Entre os finais de 1930 e meados de 1950, o encenador, falecido em 2015, recorreu também à fotografia como suporte de alguns dos seus trabalhos.

Guardadas durante várias décadas, estas imagens, na sua maioria inéditas, são agora reveladas numa mostra que deixa a descoberto uma faceta desconhecida, abrindo caminho para novas perspetivas sobre a evolução da sua obra.

Com curadoria de António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o espólio composto por mais de 100 fotografias revela a passagem do realizador "pela imagem estática", uma etapa determinante do seu percurso que permitiu "a exploração dos valores clássicos da composição e o espírito modernista que animou toda a primeira fase da sua produção cinematográfica", descreve a Fundação de Serralves, a propósito da exposição.

A captação de imagens constituiu assim um "instrumento de pesquisa formal e de experimentação" para a "construção de uma linguagem visual própria" utilizada nos seus filmes.

Depositadas em Serralves, onde se encontra todo o acervo pessoal do realizador, as imagens constituem um vislumbre da história da fotografia portuguesa dos anos de 1940 e permitem fazer uma nova leitura da obra do artista no cinema, ajudando a compreender o período de dez anos em que este assumiu a direção de fotografia dos seus próprios filmes.

A exposição fica patente até dia 18 de abril de 2021 e será acompanhada por um catálogo, um ciclo de cinema e um programa de conferências.