Cultura

Exposição “Anuário 20” abre a 22 de maio em vários espaços da cidade do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Anuario_20.JPG

A edição do Anuário deste ano irá ocupar sete espaços da cidade, com obras de 35 artistas, e apresentará um programa público com conversas, performances e concertos.

O projeto, concebido por João Ribas e Guilherme Blanc em 2018, tem como premissa uma reflexão sobre as práticas curatoriais e artísticas desenvolvidas no Porto ao longo de um ano. Além disso, tem como objetivo potenciar a sua visibilidade e, simultaneamente, promover uma análise sobre a produção cultural, a cargo de um coletivo de curadores convidados.

Nesta terceira edição, a curadoria foi desenvolvida por Ana Resende, investigadora e designer; Andreia Garcia, curadora e arquiteta; Melissa Rodrigues, performer e arte-educadora; Pedro Augusto, artista e músico; e Pedro Magalhães, artista plástico.

Anuário 20 resultou de um processo curatorial e colaborativo de acompanhamento e observação que integrará obras de diversos artistas que apresentaram trabalho no último ano: Ani Schulze, Beatriz Blasi, Bruno Duarte, Bruno Silva, Daniela Krtsch, David Lindert, Dori Nigro, Carlos Pinheiro, Clarice Cunha, Coletivo Lab.25, Gunnhildur Hauksdóttir, Jiôn Kiim, João Marçal, Maria Lino, Maurício Igor, Nikolai Nekh, Pamina Sebastião, Pedro Ruiz, Radu Sticlea & Bianca Stanea, Rita Senra, Rosana Antolí, Salomé Lamas, Sara Graça, Sofia Duchovny, Svenja Tiger, Tiago Madaleno e Xu Moru & Leon Billerbeck.

O projeto expositivo será apresentado em diferentes espaços do Porto – AL859, Armazém do Fundo, A Sede, Atelier Logicofobista, Clube de Desenho, Espaço Birra e Ócio – criando novas sinergias e sublinhando a visibilidade dos projetos artísticos independentes que caracterizam e definem a cidade.

Já o programa público será apresentado no Círculo Católico de Operários, que receberá conversas com artistas, debates com diferentes projetos culturais e comunitários da cidade, os concertos de Milteto e Arianna Casellas e um DJ Set de Sound de Preta, e nos Jardins do Palácio de Cristal, que irão receber a performance “Red Light Square”, de Kiluanji Kia Henda.

O programa Anuário integra a plataforma Pláka, que agrega os programas municipais de apoio à prática artística contemporânea no Porto.

Mais informações sobre o projeto no website da Galeria Municipal do Porto.