Sociedade

Exposição "9kg de Oxigénio" apresenta as últimas atividades

  • Notícia

    Notícia

A Galeria Municipal do Porto apresenta no próximo domingo, dia 16, duas atividades do programa público para assinalar o fim das exposições "9kg de Oxigénio" e "Depois do Estouro".

Às 16 horas, André Sousa e Mauro Cerqueira conduzem uma visita guiada pela exposição "9kg de Oxigénio". A dupla, responsável pelo projeto "Uma Certa Falta de Coerência", desenvolveu na Galeria Municipal do Porto este projeto expositivo que reflete sobre a relação entre a prática curatorial independente, autogerida por artistas, e um contexto expositivo institucional.

Também no dia 16, mas às 18 horas, é apresentada "Carceleras", performance que parte do "palo" Flamenco, uma subclassificação do estilo musical de canto e dança espanhol, denominado "carceleras", que é habitualmente uma música com dois versos octossílabos. "Carceleras" é uma criação de Tomás de Perrate, descendente de uma das famílias ciganas mais conhecidas do cancioneiro Flamenco e frequentemente convidado para atuações ao vivo por Belén Maya e Israel Galván, e Pedro G. Romero, teo?rico, cri?tico, artista multidisciplinar e especialista em flamenco e um dos artistas que integra a exposição "9kg de Oxigénio".

Entretanto, "Depois do Estouro" também pode ser visitada até ao próximo domingo. Com curadoria de Tomás Abreu, a exposição resulta da primeira fase de candidaturas do programa de apoio à curadoria "Expo'98 no Porto".

Ambas as exposições têm entrada livre e estão abertas ao público de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e no domingo das 14 às 16 horas.

Na semana seguinte, no dia 21 de fevereiro às 21,30 horas, será apresentada a programação da Galeria Municipal do Porto para 2020 e 2021, num evento que inclui também a performance "No.One.Gives.A.Mosquito's.Ass.About.Trabalho.De.Preto - Hino Carne", uma colaboração de Nástio Mosquito com Diogo+Moreno Ácido e B Fachada, e um DJ set pela produtora, performer e artista multidisciplinar Odete.

Todas as informações referentes às atividades da Galeria Municipal do Porto podem ser consultadas em www.galeriamunicipaldoporto.pt.