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Explore Porto regista dois milhões de visitas e incorpora contributos de munícipes e turistas

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Com mais de dois milhões de visitas desde o seu lançamento e com um crescimento de 25%, em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2024, o Explore Porto avança para uma nova fase de desenvolvimento.

A aplicação web do Município, concebida para potenciar a mobilidade e turismo na cidade, vai, agora, envolver ativamente os munícipes no desenvolvimento e procura de soluções no contexto urbano.

Através de uma abordagem centrada no utilizador, o Município do Porto, sob coordenação da Porto Digital e em conjunto com entidades parceiras, está empenhado em ouvir as preocupações e sugestões da comunidade, garantindo que os projetos de inovação urbana são verdadeiramente inclusivos e respondem às reais necessidades dos utilizadores.

A Porto Digital está a liderar o redesenho do serviço, no âmbito do Explore Community – um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo). Atualmente, o Explore Porto regista já perto de 400 mil utilizadores e dois milhões de sessões, sendo objetivo alargar funcionalidades e responder às necessidades de um maior número de cidadãos.

Exemplo desse esforço são as ações que decorreram esta semana no Gabinete do Munícipe e no Posto de Turismo da Sé, enquadradas no contexto de melhoria da aplicação. Ao longo de dois dias, um em cada local, foi recolhido o feedback de munícipes e turistas.

O Explore Porto regista já perto de 400 mil utilizadores e dois milhões de sessões

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara e vereador da Inovação e Transição Digital, participou na ação e sublinhou que "esta aproximação aos munícipes e visitantes é vital se queremos considerar um Porto de futuro, com capacidade de responder a desafios complexos e antecipar as dificuldades associadas à preservação de uma cidade carregada de História, mas de olhos postos na inovação e na prosperidade".

O projeto tem envolvido um conjunto diversificado de stakeholders, como a Direção Municipal de Serviços ao Munícipe, Departamento Municipal de Atividades Económicas, Departamento Municipal da Mobilidade, Departamento Municipal de Turismo e Internacionalização e a Divisão Municipal de Requalificação do Espaço Público, entre outros.

Recorde-se que, no âmbito do redesenho do Explore Porto, em março foi implementado o projeto experimental de instalação de ecrãs de informação em tempo real, em algumas paragens de autocarro da STCP. O objetivo é fornecer aos munícipes informações atualizadas sobre os horários e rotas dos autocarros, melhorando o quotidiano no que se refere à mobilidade. O projeto destacou-se, também, pela sua abordagem inclusiva, uma vez que foram realizadas sessões de teste com pessoas com deficiência visual, de modo a avaliar a acessibilidade e recolher feedback para potenciais melhorias, numa ação coordenada com a delegação portuense da ACAPO.