Inovação

Explore Porto com mais de um milhão de sessões e 230 mil utilizadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O serviço que disponibiliza informação em tempo real sobre mobilidade e pontos de interesse turístico da cidade do Porto já registou 1,2 milhões de sessões desde o seu lançamento, em junho de 2021. Desde esse momento, o Explore Porto tem sido utilizado, regularmente, por mais de 230 mil utilizadores, dos quais cerca de 15% são turistas, destacando-se entre estes os de origem espanhola, francesa, alemã e italiana.

O Explore Porto é uma aplicação web, disponível a partir do endereço explore.porto.pt, que recorre a dispositivos de sinalização espalhados pela cidade – os pontos/beacons azuis e agora os QR Codes nas paragens de autocarro – para veicular informação sobre o local onde está colocado o ponto/QR Code, seja esta relativa à mobilidade ou ao turismo. Desta forma, qualquer munícipe ou visitante com um smartphone pode aceder, instantaneamente, a todos os detalhes sobre aquele local, podendo assim explorar a zona e planear rotas e formas de transporte para outros locais da cidade.

Para além da informação em tempo real sobre os transportes públicos, o Explore Porto passou a incluir da mesma forma os dados relativos à disponibilidade nas praças de táxis e ao serviço de trotinetas da cidade, reforçando a utilização dos modos suaves de transporte.

Com o objetivo de potenciar ainda mais o serviço, e tirando partido da instalação de novas paragens de autocarro que está em curso pela cidade, a forma de promoção e acesso à aplicação está a ser redesenhada. Deste modo, procura-se tornar a mensagem mais simples, assim como melhor integrar o Explore Porto nas novas estruturas. Nos restantes locais – pontos de interesse turístico e paragens de autocarro antigas –, o beacon azul, que tanto carateriza o serviço, manter-se-á disponível.

Este serviço é da responsabilidade da Porto Digital, tendo sido desenvolvido em parceria com a cidade de Helsínquia, e resulta do investimento do Município do Porto e também do apoio de fundos de múltiplos projetos europeus, nos quais a Porto Digital tem participado, reforçando a sustentabilidade da iniciativa. O projeto contou, ainda, com o cofinanciamento do Turismo de Portugal e com o apoio da STCP, Metro do Porto e Associação de Turismo do Porto.