Proteção Civil

Experiências de salvamento em meio urbano juntam equipas nacionais e estrangeiras no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Até sábado, o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto assume a organização da quinta edição do Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano (MESMU), que traz ao Porto agentes de 18 equipas de proteção e socorro portugueses e estrangeiros. Para lá da competição, o objetivo é a troca de experiências e boas práticas.

O MESMU é um encontro de equipas de salvamento em grande ângulo que promove a saudável competição e troca de conhecimentos entre elementos de diferentes equipa sobre a vertente urbana da sua operacionalidade.

A sessão de abertura teve lugar esta quinta-feira, com a receção das equipas, pela vereadora com o pelouro da Proteção Civil, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Catarina Araújo reforçou como "o Município do Porto apoia inequivocamente a realização deste evento, pois reconhece a importância da partilha de conhecimentos na área do resgate em altura, que já por várias vezes permitiu salvar vidas em situações de socorro".

Ao longo de todo o dia de sexta-feira, decorrem as provas coletivas, assim como as técnicas de progressão verticais, com o programa a terminar com uma palestra sobre “Competição vs Partilha de experiências”. No sábado têm lugar as provas de comando.

A vertente competitiva do MESMU integra a simulação de técnicas de resgate em diversos locais da cidade como a Igreja do Marquês, o Parque do Covelo, a Estação de Metro da Trindade, a Ponte Luís I, a Avenida dos Aliados, o viaduto da Alameda do Dragão, a escarpa do Dragão, e o Terminal do Bom Sucesso.

Na cidade do Porto, a resposta de salvamento / resgate em grande ângulo é da responsabilidade do agora Regimento de Sapadores Bombeiros e das suas equipas destinadas a intervir em edifícios de grande altura, escarpas e falésias da zona costeira, poços e outros locais em que a altura e difícil acesso não são permitidos às equipas de socorro de primeira intervenção.