Cultura

"Experience Trindade Porto" para ficar a conhecer ainda melhor a cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Experience Trindade Porto" é a nova oferta cultural da cidade, oficialmente inaugurada, esta quinta-feira, pela Ordem Terceira da Santíssima Trindade. Agora, já é possível entrar na maior igreja da cidade (classificada como monumento de interesse público), subir à sua torre sineira e ainda ver o acervo da Ordem, dando a conhecer a identidade do Porto e a sua relação com o contexto universal.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, que destacou, desde logo, a importância desta iniciativa: "Tratando-se de uma das mais emblemáticas instituições da cidade, a memória histórica da Ordem da Trindade permite-nos compreender melhor o processo de construção e afirmação do Porto desde meados do século XVIII".

“É importante que instituições como a Ordem da Trindade estejam comprometidas com a preservação, valorização e difusão do património histórico-cultural. Creio, aliás, ser um dever cívico partilhar com a comunidade o património material e imaterial das instituições, tendo em vista o desenvolvimento cultural do país", acrescentou Rui Moreira.

Ainda segundo o presidente da Câmara, "[a Ordem da Trindade] está em sintonia com a política museológica do Município do Porto, em que é notória a preocupação de abertura à comunidade, de captação de novos públicos, de reforço da programação curatorial e de adoção de tecnologias que favorecem a fruição".

“Trata-se da abertura à cidade de um novo espaço cultural, concretizado num tempo record após uma reabilitação total do nosso edifício", afirmou, por seu lado, o provedor da Ordem da Trindade, acrescentando que o investimento, de 12 milhões de euros, permitiu também criar uma valência produtiva, a Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença com 29 camas, e preparar um espaço para receber o Hospital CUF Trindade, uma parceria com o Grupo Mello Saúde, inaugurado em novembro de 2022.

"E agora nasce, finalmente, a Experience Trindade, o nosso circuito expositivo, através do qual é possível apreciar um espólio muito variado, fruto de generosas dádivas dos nossos benfeitores, ao longo dos séculos, e que, até hoje, nunca foi aberto ao público. Integra peças icónicas, como paramentos, custódias e pratas de cariz religioso apenas ostentadas nas festas da Santíssima Trindade", frisou Pedro Saavedra.

Três circuitos de visita

O novo espaço museológico está dividido em três circuitos de visita: Igreja, Ordem e Full Experience. Cada um deles é acompanhado por audioguias disponíveis em cinco línguas diferentes.

O primeiro circuito, o da Igreja, apresenta uma cronologia museográfica que contextualiza a Ordem da Trindade desde o século XI até aos dias atuais, focando-se na contextualização da história universal e local.

Já o circuito da Ordem permite uma visita à maior Igreja do Porto, às salas do edifício setecentista contíguo, cofre, escadarias e salão nobre, coro alto e galeria. Estes espaços foram adaptados para expor o espólio da Ordem, segundo critérios museológicos.

Por fim, o circuito Full Experience inclui visita à Igreja, a todos os espaços do edifício setecentista contíguo e ainda uma visita à torre sineira e aos terraços da Igreja. No percurso da torre sineira é desvendado mais sobre a narrativa dos cativos e detalhes arquitetónicos dos bastidores do templo. Permite ver a cidade de um ângulo até agora desconhecido.