Educação

Executivo vota reforço de 100 mil euros para apoio financeiro às escolas

  • Notícia

    Notícia

#mno_escola_bom_sucesso_11.jpg

Miguel Nogueira

O Executivo Municipal analisa na próxima segunda-feira, dia 7, uma proposta para o reforço do apoio financeiro atribuído aos agrupamentos de escolas públicos da cidade, na ordem dos 97 mil euros, procurando municiar os estabelecimentos de ensino de mais meios para fazer face ao contexto de pandemia no arranque do ano letivo. Em janeiro de 2020, a Câmara do Porto já tinha transferido para as escolas uma verba superior a 185 mil euros.

Na proposta, o Executivo de Rui Moreira refere ser "imperioso alavancar a colaboração e o apoio às escolas do município e reforçar o valor da comparticipação financeira", atendendo à situação provocada pela pandemia da doença COVID-19 "e aos vários cenários possíveis da sua evolução ao longo do próximo ano".

Prevendo, por isso, que as orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde pela Direção-Geral da Educação para organização do ano letivo 2020/2021 vão conduzir ao acréscimo de despesas dos Agrupamentos de Escola, de modo a assegurar o desenvolvimento de atividades num contexto de total segurança, o vereador com o Pelouro da Educação, Fernando Paulo, leva à próxima reunião de Câmara, a primeira após as férias, a aprovação da minuta do Aditamento ao Contrato Interadministrativo de Cooperação, celebrado no início do ano com os Agrupamentos de Escola.

Nessa altura, e por iniciativa do Município do Porto, a comparticipação financeira para o ano 2020 fixou-se no montante de 185.895,64 euros, com a finalidade de promover e apoiar programas e projetos inovadores em termos de conteúdos e metodologias educativas.

Agora, com o reforço previsto que deverá ser aprovado no dia 7 (97.039,44 euros), o apoio financeiro da autarquia às escolas da cidade, ascenderá para o ano de 2020 a cerca de 293 mil euros.

Na reunião de Executivo pública da próxima segunda-feira será ainda neste âmbito votado o apoio de 38 mil euros ao projeto à E-Computação - Associação para o Ensino da Computação (ENSICO), para a incorporação do ensino da computação em três escolas do Porto.

Esta comparticipação, proposta pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, sucede à Fase I do programa, que decorreu entre março e julho de 2020, e terá agora continuidade nas escolas Garcia da Orta, Cerco do Porto e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, entre setembro e julho de 2021, abrangendo seis turmas dos 2.º e 3.º ciclo, num total de 150 alunos e 240 tempos letivos de computação.