Mobilidade

Executivo vota novo apoio ao transporte em táxi para os centros de vacinação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_taxi_apoio_vacinacao.jpg

Filipa Brito

Atribuição de 100 mil euros às centrais de táxis que prestam este serviço aos munícipes vai ser apreciada na reunião pública do Executivo da próxima segunda-feira, 25 de outubro.

Tendo em conta que já teve início a nova fase do Plano de Vacinação Covid-19, com a administração da terceira dose de reforço da imunidade a pessoas com 65 ou mais anos, assim como a vacina contra a gripe, a Câmara do Porto pretende manter o serviço que permite aos munícipes deslocarem-se para os centros de vacinação, em táxi, por apenas dois euros por trajeto.

O balanço é largamente positivo, com a adesão a superar as expectativas: entre 9 de março e 30 de setembro foram realizadas 35.840 viagens, que resultaram num apoio ao setor do táxi na ordem dos 187 mil euros.

Nesse sentido, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, subscreve uma proposta, a ser apreciada na reunião pública do Executivo da próxima segunda-feira, 25 de outubro, que visa atribuir uma verba de 100 mil euros às centrais de táxis Raditáxis e Táxis Invicta, com efeitos a partir do próximo dia 1 de novembro, para que continuem a disponibilizar este serviço.

A manutenção desta oferta aos munícipes do Porto permitirá à população com limitações a nível da sua mobilidade uma deslocação confortável até aos locais de vacinação, podendo o serviço ser previamente solicitado por via telefónica para uma central. Ao mesmo tempo, possibilitará chegar a zonas não abrangidas pela rede da STCP.

O serviço pode ser solicitado por via telefónica para uma central, através do número 939 955 263.

O transporte em táxi de e para os locais de vacinação foi implementado em março, depois de fechado o acordo de colaboração com as duas centrais de táxis da cidade. A verba atribuída a este serviço seria posteriormente reforçada com 60 mil euros, em maio, e mais 120 mil euros, em julho.