Sociedade

Executivo vota apoio ao CCD Porto para projeto de universidade e residência seniores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_CCD_Jornal_01.JPG

Miguel Nogueira

O projeto do Centro Cultural e Desportivo (CCD) dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto para a concretização da Universidade Sénior Eugénio de Andrade e a construção de habitação colaborativa assistida para a população sénior virá a contar com apoio do município, após apreciação da respetiva proposta na reunião de Executivo da próxima segunda-feira, 2 de maio.

O documento subscrito pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização propõe a atribuição de um apoio “até ao montante máximo de 269.439,38 euros” para o pagamento do valor estimado dos honorários referentes aos projetos de arquitetura e especialidades do edifício Universidade Sénior Eugénio de Andrade, e referentes ao estudo prévio do projeto de arquitetura dos edifícios de residência sénior, aparcamento e espaços exteriores.

Esta valência irá surgir num terreno cedido ao CCD pela Câmara do Porto, delimitado pela Rua de Alves Redol e Escadas do Monte Cativo. “O propósito do CCD para este terreno é a concretização do projeto Universidade Sénior Eugénio de Andrade, com 12 salas de aulas, com capacidade para 48 alunos cada uma e um auditório para 255 pessoas, bem como a construção de habitação colaborativa assistida para a população sénior, respetivos aparcamentos e espaços exteriores”, explica Ricardo Valente.

“Atendendo às valências previstas neste projeto, designadamente pelas respostas sociais que este visa dar, considera-se que se reveste de manifesto interesse para o município, tornando-o merecedor de apoio municipal”, acrescenta o vereador, salientando o contributo da associação para a “integração social de funcionários do município, através da realização de uma intensa atividade cultural, educativa, recreativa e desportiva, bem como através da concessão de apoios sociais.”

A concretização deste projeto já tem vindo a ser abordada em reuniões entre o CCD e os serviços municipais de Urbanismo e Espaço Público.

O Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que atua nas áreas social, educação e juventude, desporto e cultura e lazer. Criada em 1968, tem como missão a prestação de serviços na área social, educativa, cultural, desportiva e ambiental aos seus associados e à comunidade em geral, salvaguardando a igualdade de oportunidades e o bem-estar social.