Mobilidade

Executivo vota alargamento do programa Táxi Saúde +65 a viagens para vacinação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_taxi_mais_65_01.jpg

Miguel Nogueira

Na reunião de Executivo da próxima segunda-feira, dia 25, será apreciada uma proposta de aditamento ao acordo de colaboração celebrado com as centrais de táxis (Raditáxis e Táxis Invicta), no âmbito do programa Táxi Saúde +65, de forma a assegurar também as deslocações aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de cartão Porto., de e para os centros de vacinação Covid-19, já a partir da próxima segunda-feira, dia 25.

A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, reconhece que, “tendo sido iniciada a quarta dose de vacina contra o Covid-19, o transporte a pedido apresenta-se como uma solução para deslocações a locais determinados por motivos específicos, como é o caso das deslocações por motivo de saúde”.

O contrato celebrado no âmbito das deslocações para os centros de vacinação entre o município e as centrais de táxis terminou a 30 de junho, pretendendo-se agora que este serviço seja disponibilizado no âmbito do referido programa.

O programa Táxi Saúde +65 foi aprovado, por unanimidade, pelo Executivo a 21 de fevereiro, visando apoiar o transporte de táxi a todos os munícipes com mais de 65 anos que se tenham de deslocar entre a sua residência e unidades de saúde.

Para usufruir deste serviço, a chamada de táxi deve ser feita através do número de telefone 939 955 263 (chamada para a rede fixa nacional) e a deslocação deve ser feita a partir da morada que consta no cartão até um centro de saúde ou hospital, público ou privado, situado no Município do Porto, ou no percurso de regresso ao domicílio a partir de um desses estabelecimentos de saúde.

No âmbito do aditamento ao programa, o custo por viagem continua a ser de dois euros para os munícipes com 65 anos ou mais, portadores do cartão Porto., sendo que este serviço estipula como limite 12 viagens por ano. As utilizações serão descontadas do cartão no momento da solicitação do serviço e o cartão Porto. deve ser sempre apresentado ao motorista de táxi no início da deslocação.

O serviço Táxi Saúde +65 está disponível 24 horas por dia.