Economia

Executivo propõe quase triplicar o apoio para inserção de jovens no mercado de trabalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

NC_Summer_opPORTOnities_2023_06.jpg

Nuno Coelho

(Re)conhecidos os resultados das duas primeiras edições do Summer opPORTOnities, o Município do Porto vai propor aumentar o apoio financeiro ao Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho. Verba de 127.722 euros representa quase o triplo da anterior e é votada na reunião de Executivo de segunda-feira.

Dirigido a jovens entre os 18 e os 21 anos, o Summer opPORTOnities promove estágios, a realizar nos meses de verão, em empresas da cidade, com a missão de aproximar estes jovens à realidade empresarial do Porto, desenvolver as suas competências técnicas e transversais e promover a captação de talento por parte de entidades empregadoras em setores de atividade estratégicos para a economia local.

O vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, que assina a proposta, considera este programa "um dos principais objetivos [do Município] para o quadriénio 2021 a 2025", no eixo estratégico Economia, Pessoas e Inovação.

Ricardo Valente sublinha que a missão da autarquia em "promover a captação e a retenção de talento em domínios que promovam a atração de investimento e a dinamização da economia da cidade e da região".

A essa soma-se o "fomentar da qualificação dos recursos humanos nas áreas mais estratégicas para os investidores e para as empresas estabelecidas, privilegiando setores de maior valor acrescentado para a economia local" e o desenvolvimento de "inovadoras no âmbito da formação e do desenvolvimento vocacional e de carreira ao longo da vida".

Na primeira edição, o Summer opPORTOnities envolveu 30 jovens e 22 empresas e contou com o pagamento, pelo Município, da "bolsa de estágio", onde se incluía refeição ou subsídio de alimentação, prémio do seguro de acidentes de trabalho e despesas de transporte. O investimento total foi superior a 32 mil euros.

Já a edição de 2023 contou com 47 estagiários e 27 empresas, tendo estas comparticipado com o subsídio de alimentação e o prémio do seguro de acidentes de trabalho. Nesse ano, a Câmara do Porto investiu mais de 43 mil euros para dar oportunidade a estes jovens.