Sociedade

Executivo propõe centro de treinos para o Regimento dos Sapadores Bombeiros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_entrega_diplomas_novos_recrutas_Regimento_Sapadores_Bombeiros_19abril_54.JPG

Filipa Brito

De forma a responder às necessidades de espaço que a implementação do polo de formação da Escola Nacional de Bombeiros traz, o Executivo municipal vai propor que o edifício da antiga Escola Ribeiro de Sousa, em Paranhos, seja transformado em centro de treino do Regimentos dos Sapadores Bombeiros.

Ainda que “fruto do investimento feito na conservação e beneficiação” das instalações, a corporação disponha de “excelentes espaços de trabalho”, a proposta a votação, na reunião da próxima segunda-feira, 5 de junho, admite que, “com a natural evolução da estrutura e universo de formação”, os Sapadores do Porto necessitem de “reequilibrar o seu espaço, com a constituição de um centro de treino, com capacidade para treino real das várias valências do socorro (incêndios urbanos/industriais, incêndios rurais, desencarceramento, resgate em altura, busca e resgate em estruturas colapsadas e matérias perigosas) e salas para formações teóricas, no âmbito interno e externo”.

O documento sustenta que os compromissos assumidos com a Escola Nacional de Bombeiros, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Centro Hospitalar Universitário de São João “irão incrementar as ofertas formativas, evidenciando a necessidade de aumento de espaço disponível para acolher todas estas ações de formação e treino, sendo estas atividades geradoras de receita para o Município”.

O espaço proposto, propriedade do Município, alberga, neste momento, a Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto, mas, no final do ano letivo, deverá ser alvo de intervenção para criar as condições para a atividade de formação dos bombeiros.

Além das valências de socorro, o Regimento de Sapadores Bombeiros tem vindo a aumentar a corporação em termos de efetivos, mas também de “de diversos meios que permitem uma capacidade operacional efetiva, com elevados padrões de desempenho e de proteção individual”.

Em entrevista à Lusa, o comandante do regimento, tenente-coronel Carlos Marques, admitiu que “o novo espaço permitirá ter uma oferta formativa ainda maior, outro tipo de cursos, como cursos de promoção, de formação inicial, de especialização em diversas áreas, como o de grande ângulo, das matérias perigosas, de buscas e resgate em estruturas colapsadas, do pré-hospitalar”.

Recorde-se que o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto está, neste momento, já a receber recrutas de outros corpos de bombeiros profissionais a quem ministrar formação.

Além disso, a localização do edifício, “no mesmo quarteirão do quartel, por trás das piscinas da Constituição”, é, para o comandante, “o espaço ideal para o centro de treinos”.

Atualização: A proposta foi aprovada por maioria, com os votos contra das vereadoras do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda.