Cultura

Executivo municipal vota amanhã reforço das bolsas de apoio à criação artística

  • Notícia

    Notícia

#Renato_Cruz_Santos_variacoes_de_El_19.jpg

Renato Cruz Santos

O Município do Porto delibera esta terça-feira dar continuidade às bolsas de apoio a residências artísticas no âmbito da plataforma InResidence. A proposta do presidente da Câmara do Porto contempla seis instituições da cidade, num valor global de 31 mil euros.

Há precisamente dois anos, a Câmara do Porto lançou a plataforma InResidence, um "interface" de divulgação internacional de espaços e projetos de residência artística sediados na cidade, que junta artistas nacionais e internacionais de áreas tão diversas como as artes visuais, teatro, cinema, dança, música, vídeo, animação, literatura, crítica de arte e media digitais.

Desde então, a autarquia tem prestado apoio às estruturas integradas na plataforma, com bolsas de financiamento a projetos de residência artística de dois meses em espaços não municipais.

A proposta, que será levada amanhã a reunião de Executivo por Rui Moreira, pressupõe o apoio às seguintes instituições: Circolando, Mala Voadora, Saco Azul, Sonoscopia, Escola de Artes da Universidade Católica e Mira Forum. O valor de cada bolsa é variável em função da nacionalidade dos artistas convidados, consoante se trate de portugueses, europeus ou não-europeus.

Circolando

A Circolando é um espaço de criação transdisciplinar em atividade na cidade do Porto desde 1999. Dedica-se à produção e difusão de criações próprias e tem vindo a desenvolver a criação de projetos de artistas associados, o acolhimento de artistas em residência de criação e um programa de ações de formação dentro e fora de portas. Tem, no núcleo do seu projeto, o conceito de transdisciplinaridade, que se traduz num diálogo intenso entre a dança e o teatro, com forte apelo aos contributos de outros campos da criação: poesia, artes plásticas, música, vídeo.

Mala Voadora

A Mala Voadora é uma companhia de teatro de referência no panorama artístico atual tendo apresentado o primeiro espetáculo em Maio de 2003 e, desde então, tem vindo a apresentar o seu trabalho em cidades de todo o país, bem como na Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Líbano e Polónia. É, reconhecidamente, uma companhia que se dedica à recriação e produção teatral e ao acolhimento de residências artísticas nacionais e internacionais.

Saco Azul

A Saco Azul é uma associação cultural sediada no Porto, composta por artistas, designers e agentes culturais que circunda e define o espaço Maus Hábitos. É o motor do Maus Hábitos para projetos de criação, apresentando mensalmente uma programação artística ativa dentro e fora da casa. Foca a sua ação cultural em projetos de investigação e criação pura, dando visibilidade à pesquisa e experimentação artística emergente, promovendo a convergência de diferentes gerações de artistas bem como o cruzamento de diversas áreas da arte contemporânea.

Sonoscopia

A Sonoscopia é uma plataforma de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos que tem na sua génese dinamizar o potencial artístico local, bem como promover intercâmbios culturais a nível nacional e internacional. Esta associação cultural é, também, um espaço onde confluem artistas relacionados com a música experimental, improvisada e eletroacústica, desenvolvendo a sua atividade de forma a responder às necessidades inerentes às diferentes fases dos projetos criativos: produção executiva, investigação, ensaios, gravações áudio e vídeo, e pequenas apresentações informais.

Escola de Artes da Universidade Católica

A Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, criada em 1997, constitui, a nível do ensino superior, uma resposta inovadora a uma vertente que em Portugal tem sido largamente deficitária: os Estudos Artísticos em domínios tão vastos como a música, a conservação e restauro, a criação artística com recurso às novas tecnologias do som e da imagem. A Escola de Artes da Universidade Católica resulta de uma constante preocupação com a cultura e é movida pelo desejo de promover o desenvolvimento da região onde se encontra inserida e do país no contexto europeu.

Mira Forum

O Mira Forum é um espaço de arte criado em 2013, mas é já, nos dias que correm, uma referência na cidade do Porto no campo das artes, sendo um lugar interdisciplinar onde acontecem exposições individuais e coletivas, concertos, dança, tertúlias, teatro, performances, cinema, entre outras formas de arte. Localizado em Campanhã, é um espaço com todas as condições para acolher residências artísticas.