Política

Executivo Municipal aprova voto de pesar pelo falecimento de Nuno Ortigão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_RE_03_Maio_01.jpg

Filipa Brito

O Executivo Municipal respeitou hoje um minuto de silêncio pelo falecimento de Nuno Ortigão, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Morreu aos 57 anos, no dia 28 de abril, vítima de doença prolongada.

O voto de pesar, apresentado pelo presidente da Câmara do Porto, foi subscrito por todas as forças políticas representadas no Executivo Municipal.

Durante a sua leitura, Rui Moreira recordou que foi “com enorme consternação”, que a Câmara do Porto recebeu, na quarta-feira passada, a notícia do falecimento de Nuno Ortigão, “alguém que, com a sua vida ativa, contribuiu para o desenvolvimento da União de Freguesias mais marítima do Porto”. Nos seus dois mandatos à frente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, “implementou, orgulhosamente, uma estratégia para o território perspetivando o futuro, não tendo medo dele”, realçou o autarca.

“Sempre disponível para ajudar o outro, Nuno Ortigão afirmou, um dia, que ‘servindo e ajudando os outros, tornamo-nos livres’”, sublinhou ainda Rui Moreira.

Também o vereador do Partido Socialista, Manuel Pizarro, quis expressar a associação ao voto de pesar em nome dos vereadores do PS, tendo lamentado “o falecimento de alguém tão jovem”, acrescentando ser “muito injusto que alguém com tantos projetos de vida tenha sido ceifado por uma doença tão cruel”.

Nuno Ortigão de Oliveira foi eleito Presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde pelo movimento de cidadãos independentes “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” em 2013. Em 2017 foi reeleito, reforçando a sua maioria absoluta.

Natural do Porto, o autarca de freguesia licenciou-se em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense em 1988. Mais tarde, em 1996, concluiu uma pós-graduação em Gestão pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (ISEE), da Universidade do Porto.

Recorde-se que Rui Moreira, em homenagem à memória de Nuno Ortigão, decretou um dia de Luto Municipal no dia 29 de abril. A decisão foi hoje ratificada, por unanimidade, em reunião de Câmara.