Política

Executivo formaliza apoio para residência de estudantes na Baixa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_visita_residencias_FAP_23.JPG

Filipa Brito

O Executivo municipal vota esta segunda-feira, em reunião privada, a cedência de uma fração autónoma de um imóvel municipal na Rua da Bainharia à Federação Académica do Porto (FAP). O objetivo já traçado é que ali seja disponibilizado alojamento para estudantes com maiores carências socioeconómicas.

De acordo com a proposta, assinada em conjunto pela vereadora com os pelouros da Educação e Juventude, Catarina Araújo, e Pedro Baganha, que detém as pastas do Urbanismo e da Habitação, “as carências de alojamento estudantil na cidade justificam que a Academia e a Câmara congreguem esforços para a criação de uma nova oferta de alojamento estudantil já no próximo ano letivo, prestando esse serviço aos estudantes a preços controlados”.

Apesar das “cerca de seis mil novas camas disponibilizadas na cidade nos últimos anos em residências universitárias privadas”, o Município reconhece que “subsiste uma falta de resposta estruturada para os estudantes de classe média e média-baixa”.

Essa preocupação é partilhada pela FAP e “tem vindo a merecer a sua reivindicação e atuação, designadamente quanto à execução do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior na cidade”.

Desta forma, pode ler-se no documento, o “processo de seleção dos estudantes que virão a utilizar a nova residência deverá ter como base critérios específicos, nomeadamente, de carência socioeconómica”. Com esta concessão, a Câmara do Porto pretende beneficiar “os vários estudantes da Academia do Porto, independentemente do subsistema de ensino ao qual estejam afetos”.

O apoio do Município corresponde a um valor que ultrapassa os 307 mil euros. O espaço no Centro Histórico será cedido à FAP pelo prazo de 30 anos pelo “valor simbólico” de 50 euros mensais.

No início do ano, a presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas, e o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, acompanharam o presidente da Câmara do Porto numa visita ao espaço que vai disponibilizar 20 quartos e deverá estar pronto a usar no início do próximo ano letivo.

Na altura, Rui Moreira salientava como “é muito importante para esta zona trazer para aqui uma população jovem. Aliás, isso insere-se na estratégia que tínhamos delineado” e enaltecia que “é ótimo que haja esta inovação e empreendedorismo por parte da FAP, naturalmente com o apoio da Câmara do Porto e da reitoria”, uma vez que caberá à federação de estudantes a responsabilidade de gestão da residência.

Na proposta levada agora a votação, sublinha-se o destaque e reforço “do papel dos jovens na criação e gestão de soluções sociais inovadoras”. “Esta aliança estratégica que envolve a autarquia, a Federação Académica do Porto e a Universidade do Porto visa rentabilizar recursos, sinergias e experiência na gestão deste tipo de equipamentos com a finalidade de prestar o melhor serviço possível aos estudantes da Academia do Porto”, concluiu a proposta.