Política

Executivo aprova votos de pesar pelo falecimento de Maria Amélia Canossa e de Amélia de Azevedo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_RE_31_01_2022_01.jpg

Miguel Nogueira

O Executivo Municipal aprovou esta manhã, por unanimidade, na reunião de Câmara, dois votos de pesar e respeitou um minuto de silêncio relativos às mortes da artista Maria Amélia Canossa e da deputada Amélia de Azevedo.

Natural do Porto, a artista Maria Amélia Canossa faleceu a 25 de janeiro, aos 88 anos. Participou em vários festivais da canção, nacionais e internacionais, incluindo a primeira edição do Festival da Canção Portuguesa. Foi também vencedora de diversos galardões e recebeu a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata da cidade do Porto. A sua voz ficou para sempre associada ao Futebol Clube do Porto, através da Marcha e Hino do clube.

Na proposta aprovada ficou, ainda, expressa uma recomendação à Comissão Toponímia para a atribuição do nome da Maria Amélia Canossa a um arruamento da cidade.

Também falecida a 25 de janeiro último, aos 92 anos, Amélia de Azevedo, foi uma das fundadoras do Partido Social Democrata. Natural de Tabuaço, Viseu, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu a carreira docente durante vários anos. Em 1974, foi uma das fundadoras do PSD e fundadora do Sindicato dos Professores da Zona Norte. Na sua atividade política, foi deputada à Assembleia Constituinte de 1975, na primeira vez que as mulheres puderam votar e ser eleitas. Posteriormente, foi deputada do PSD na I, II, III e IV Legislaturas, eleita pelo círculo do Porto.

Ambas as propostas foram apresentadas pelo PSD no período antes da ordem dia.