Política

Executivo aprova votos de pesar pelo falecimento de Armanda Passos e de Fernando Echevarría

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_RE_25_10_2021_04.jpg

Porto.

O Executivo Municipal aprovou esta manhã, por unanimidade, dois votos de pesar relativos às mortes da pintora Armanda Passos e do poeta Fernando Echevarría.

A Câmara Municipal do Porto manifestou hoje “o seu profundo pesar pelo falecimento de Armanda Passos, salientando o seu contributo inestimável para a Cultura Portuguesa e a sua imensa generosidade ao doar uma parte significativa da sua obra para fruição pública”.

Armanda Passos morreu aos 77 anos, no passado dia 19 de outubro. Nascida no Peso da Régua, em 1944, veio para o Porto logo após o nascimento, onde cresceu e estudou, tendo-se mais tarde dedicado às Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes (ESBAP).

Considerada pelo Executivo Municipal “uma das mais notáveis artistas plásticas contemporâneas”, Armanda Passos notabilizou-se na área da pintura. “A obra da artista duriense festeja com cores vivas e um traço muito reconhecível a figura da mulher e a sua relação com a natureza e, em particular, com as aves. O seu traço e as suas cores construíram um universo único na pintura portuguesa”, refere o voto de pesar apresentado pelo movimento independente Rui Moreira: “Aqui Há Porto”, que tinha sido redigido de antemão em nome toda a Câmara Municipal, informou o presidente da Câmara do Porto.

Quanto ao voto de pesar apresentado pela vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, relativo à morte de Fernando Echevarría (1929-2021) foi, igualmente, subscrito por todo o órgão executivo.

Fernando Echevarría, indicou a proponente, “viveu cerca de 40 anos na cidade do Porto”, tendo sido homenageado, também por isso, com a medalha de mérito da cidade, em 2019.

Recordado como “um poeta cuja vida e obra representaram sempre uma ponte bem singular entre três línguas e três culturas”, Echevarría utilizou a poesia como “um instrumento de conhecimento e de interrogação sobre os mistérios da vida humana e sobre a sua relação com a transcendência”, assinala o documento.

“O Porto – onde viveu tantos anos – colheu do seu estro belos poemas alusivos à inconfundível paisagem física e humana da cidade”, refere ainda o voto de pesar do poeta que morreu no dia 5 de outubro, aos 92 anos. Ao longo da sua vida Fernando Echevarría recebeu vários prémios literários e foi, no seu país, um resistente à ditadura fascista.

O Executivo Municipal, naquela que foi sua primeira reunião do mandato 2021-2025, após a tomada de posse na semana passada, respeitou um minuto de silêncio pelos dois votos de pesar.