Executivo aprova voto de pesar pelo falecimento de Miguel Rodrigues Pereira
Porto.
Notícia
Miguel Nogueira
O Executivo municipal aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de um dos fundadores da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Miguel Rodrigues Pereira, apresentado pelo Movimento "Rui Moreira: Aqui Há Porto". Portuense, empresário e um intrépido ativista na luta pelos Direitos Humanos, que foi protagonista de alguns dos mais marcantes acontecimentos políticos do Porto, nas últimas décadas.
Miguel Rodrigues Pereira (1961-2024) liderou uma missão à Roménia, em plena Guerra Civil de 1989, no âmbito do Comité de Solidariedade com os Movimentos Democráticos do Leste Europeu, levando mantimentos àquele país, tal como o havia feito, um ano antes, na antiga Checoslováquia. Esteve também no Lusitânia Expresso na luta pela independência de Timor-Leste (1992) e foi um dos principais ativistas na organização de vigílias e manifestações na cidade do Porto.
Foi um dos fundadores da ANJE e o primeiro responsável pela área internacional da associação, liderando várias missões empresariais a diversos países. Participou nas campanhas de Mário Soares à Presidência da República e esteve, desde a primeira hora, sempre ligado às candidaturas de Rui Moreira à Câmara Municipal do Porto, de que foi candidato à vereação. Desde a primeira hora, foi sócio da Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento.
Foi o primeiro português a assumir publicamente estar infetado com o HIV e um dos fundadores e diretor da Associação Abraço, portuense, empresário e um intrépido ativista na luta pelos Direitos Humanos, que foi protagonista de alguns dos mais marcantes acontecimentos políticos do Porto, nas últimas décadas. Faleceu no Porto, este domingo, aos 63 anos de idade.
Depois da apresentação dos votos de pesar, o Executivo municipal respeitou um minuto de silêncio.