Política

Executivo aprova por unanimidade transladação do coração de D. Pedro IV

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_RE_18_jul_01.JPG

Filipa Brito

Foi hoje aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara a proposta de transladação temporária do coração de D. Pedro IV para o Brasil, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência daquele país.

A proposta, assinada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, refere que a autorização será efetuada através da celebração de um contrato de comodato a celebrar com o governo brasileiro.

"Tratando-se de um bem cultural, enquanto bem móvel que representa testemunho material com valor de civilização ou cultura, está sujeito a um especial regime de proteção e valorização", pode ler-se no documento.

Para que a transladação não comprometa a integridade do órgão foi pedida uma peritagem técnica ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluiu ser possível realizar a mesma, mediante a "exigência de um transporte em ambiente pressurizado". "A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte", esclarece o autarca, adiantando que os custos serão assumidos pelo governo brasileiro.

O presidente da Câmara do Porto anunciou, em junho, que a trasladação do coração de D. Pedro para o Brasil, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência deste país, seria autorizada. O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada ‘Pedro, a Independência do Brasil e o Porto’, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, um conjunto de publicações, conferências e visitas.