Economia

Executivo aprova atribuição de verbas do Fundo Municipal do Porto de Tradição a lojas históricas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_casa_natal_03.JPG

Filipa Brito

Alguns estabelecimentos do programa “Porto de Tradição” vão receber, este ano, 375 mil euros de apoio, ao abrigo do Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidos. A proposta foi aprovada esta segunda-feira, em reunião pública de Executivo. Ao todo serão 19 estabelecimentos que irão receber a verba destinada à recuperação do espaço físico e à sustentabilidade comercial, preservando as características que lhes permitiram obter o reconhecimento no âmbito do programa municipal.

“Somos o único município do país que tem um fundo de apoio para as lojas de tradição. Os estabelecimentos apresentam os seus projetos, de acordo com as regras, e o diálogo é estabelecido”, garantiu o vereador do Pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, em resposta a algumas dúvidas levantadas pela vereadora do Bloco de Esquerda, Maria Manuel Rola.

“As candidaturas são anuais. Iremos continuar, em 2023, a apoiar as lojas se o orçamento for aprovado”, acrescentou Ricardo Valente.

A esta medida complementar de apoio aos estabelecimentos comerciais e entidades reconhecidos concorreram 21 candidatos. Dois deles foram rejeitados por não cumprirem com as regras do concurso.

A renovação do Fundo Municipal de Apoio para 2022 foi aprovada em fevereiro, voltando a estar dotado de um montante de 525 mil euros.

O programa Porto de Tradição reconhece os estabelecimentos de comércio tradicional local e as entidades de interesse histórico, cultural ou social local como marcas identitárias da cidade.