Sociedade

Executivo aprova apoio à Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto para busto a Rodrigues Sampaio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Associacao_Jornalistas_Homens_Letras_Porto_AJHLP.JPG

Filipa Brito

O Executivo municipal aprovou hoje, em reunião pública, a concessão de um apoio à Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto para a colocação de um busto de Rodrigues Sampaio junto ao edifício sede.

De acordo com a proposta, assinada pelo presidente da Câmara, e aprovada por unanimidade, “o Município do Porto, no âmbito das competências que prossegue, tem todo o interesse em apoiar projetos culturais que tragam valor à cidade em particular no âmbito da difusão do conhecimento, património e memória da cidade”.

No próximo mês de outubro celebram-se os 140 anos da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e a sua direção pretende assinalar a data com o monumento dedicado a Rodrigues Sampaio junto ao edifício sede, situado na rua com o mesmo nome de um dos maiores vultos do liberalismo português de oitocentos, jornalista e parlamentar. Para tal, a autarquia atribuiu um apoio no montante máximo de 3500 euros, após votação do Executivo municipal.

“O Município do Porto tem uma forte preocupação na área da cultura, apoiando diversos agentes culturais, em especial os locais, no desenvolvimento dos seus projetos”, assinala a proposta aprovada.

A Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto foi criada a 13 de outubro de 1882. É uma instituição de utilidade pública desde 1927 (decreto de 19 Janeiro), tendo os seus primeiros estatutos sido redigidos por Sampaio Bruno.

Um dos propósitos fundamentais desta associação é pugnar pela promoção da cultura, da arte e do saber através de iniciativas diversificadas, consubstanciadas em edições e lançamentos de livros, colóquios, debates, exposições regulares sempre evidenciando temas e personalidades de vínculo muito forte à cidade do Porto.