Sociedade

Município apresenta votos de pesar pelo falecimento de Francisco Laranjo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_francisco_laranjo_01.jpg

Miguel Nogueira

Reunido em sessão privada na manhã desta segunda-feira, o Executivo municipal foi unânime na aprovação de três votos de pesar: dois pelo falecimento do artista plástico Francisco Laranjo, e um lamentando o desaparecimento da ex-presidente de junta socialista de Miragaia, Ana Maria Pereira.

“O país perdeu precocemente um dos seus mais notáveis artistas contemporâneos, a cidade uma das suas maiores referências estéticas e a Universidade do Porto um dos seus professores mais prestigiados nacional e internacionalmente”, reconhece a proposta assinada em conjunto pelo movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto e pela vereadora independente, Catarina Santos Cunha, a propósito de Francisco Laranjo.

O artista plástico foi professor catedrático e diretor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e, desde julho de 2022, seu professor emérito.

O minuto de silêncio foi, assim, cumprido em memória de um percurso académico e artístico “sulcado por um sentido de liberdade e de enraizamento: a pertença íntima à terra, aos locais e espaços quotidianos, tão patentes na gestualidade do seu traço pictórico”, traços que “se prolongam como memória constante na sua pintura, onde o gesto inicial se alonga e se faz abstracionista, ancorando o espaço simbólico e espiritual como a respiração mais profunda da liberdade criadora”, como também refere a proposta apresentada pelo Partido Socialista.

Agraciado com a Medalha de Mérito Municipal do Porto e com a Ordem de Instrução Pública, com grau de comendador, atribuída República Portuguesa, Francisco Laranjo, acrescenta a nota, “era um artista ‘lúcido e emocional’, atento ‘às questões essenciais do mundo’”.

O Executivo municipal aprovou, também por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento da ex-presidente de junta socialista de Miragaia, Ana Maria Pereira.

A proposta apresentada pelos vereadores do PS recorda a “insigne portuense, destacada militante e dirigente do PS Porto, autarca em diferentes órgãos da cidade” e “cidadã civicamente empenhada”, cujo nome “é incontrolável na defesa dos mais desfavorecidos, tendo um papel imprescindível em prol da integração social”.

Ana Maria Pereira foi professora, membro da Assembleia de Freguesia de Campanhã e da Assembleia Municipal do Porto, presidente dos SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria, vereadora na Câmara do Porto, presidente da Junta de Freguesia de Miragaia e membro do Conselho Geral da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto.