Sociedade

Evento mundial de dança urbana está de regresso ao Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Aproxima-se rapidamente o momento do reencontro dos fãs do breaking com b-boys e b-girls dos quatros cantos do mundo. De 1 a 4 de setembro, o World Battle, evento mundial de dança urbana, está de regresso ao Porto para “quatro dias de energia genuína”, promete a organização.

Além da competição internacional, os participantes no evento poderão assistir e participar em “cyphers, festas e workshops e viver o espírito único do breaking, do hip-hop, do locking e muito mais estilos que vão encher o Porto de boas vibrações”, pode ler-se no site oficial do World Battle.

As diversas sessões do evento vão ser distribuídas por vários locais da cidade: os workshops diários decorrem no MXM Artcenter; as eliminatórias de sábado, 3 de setembro, estão marcadas para o Hard Club; e as semifinais e finais de domingo, 4 de setembro, vão ocupar o palco do Coliseu Porto Ageas.

A organização do World Battle conta com Max Oliveira, coordenador dos programas Desporto no Bairro e Ao Ritmo do Bairro. A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social – responsável por elaborar, desenvolver e implementar projetos na área social – vai levar ao World Battle 300 crianças de diferentes bairros, especialmente aquelas que têm vindo a participar nos referidos programas, cujos bilhetes têm vindo a ser distribuídos.

O amor pelo breaking começou a chegar às crianças e jovens dos bairros do Porto desde 2020, aliando a prática desportiva a uma vertente social no quadro do programa Desporto no Bairro. A estreia do breaking como modalidade olímpica está marcada para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.