Cultura

European Design Awards quase a chegar ao Porto e os bilhetes já estão à venda

  • Notícia

    Notícia

European_Design_Awards_2017_Porto.jpg

Na estreia do festival europeu do design no Porto, os estudantes vão ter um desconto especial: um bilhete único de 5 euros dá acesso à conferência, cerimónia de entrega dos prémios e festa de encerramento.

No ano em que celebra a sua décima edição, a cerimónia de entrega dos European Design Awards estreia-se no Porto, no próximo dia 27 de maio.

O Teatro Rivoli será o palco da cerimónia que vai distinguir os melhores exemplos de design de comunicação na Europa em mais de 30 categorias a concurso.

"Celebrating Creative Excellence" será o tema da edição deste ano dos prémios que, em 2015, galardoaram a marca Porto. como a melhor da Europa.

Para além da cerimónia, que trará ao Porto os mais reconhecidos designers, estúdios e agências de todo o continente europeu, a cidade será ainda palco de conferências, exposições, workshops e visitas guiadas a estúdios, que ajudarão a compreender e a debater melhor o papel do design na vida dos cidadãos.

Os bilhetes para assistir ao evento já estão à venda online e também na bilheteira do Teatro Rivoli.

DESCONTO ESPECIAL PARA ESTUDANTES

Na sua estreia no Porto, o festival vai oferecer condições especiais aos estudantes, que poderão assistir a todo o programa previsto para o Teatro Rivoli - conferência e cerimónia de entrega de prémios. O bilhete dá ainda acesso gratuito à festa que está prevista para o final da noite, a partir das 23 horas, no sétimo piso do Edifício dos Correios.

O bilhete para estudantes, à venda a partir de hoje, apenas pode ser adquirido nas bilheteiras do Teatro Rivoli. É necessária a apresentação do cartão de estudante na compra do ingresso.

PROGRAMA JÁ ESTÁ DEFINIDO

O programa desta décima edição dos European Design Awards arrancou oficialmente no passado dia 27 de abril, data em que se celebra o "World Graphics Day", com uma conferência que decorreu, durante a manhã, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e, à tarde, na ESAD-Matosinhos.

Durante a semana que antecede a cerimónia de entrega dos prémios, o programa paralelo dos European Design Awards inclui vários workshops, exposições e até visitas guiadas a estúdios de design da cidade. Algumas destas atividades requerem inscrição.

Com início já no dia 23 de maio e prolongando-se até 28 de maio, o sétimo piso do parque de estacionamento do Silo Auto acolherá a exposição "Two Pages", um projeto que teve início em 2012 e que, desde então, teve já o contributo de mais de 450 artistas oriundos de cidades como Nova Iorque, Londres, Seul, Tóquio, Paris, Berlim, Atenas, Santiago do Chile e Porto, para citar apenas alguns.

No Silo Auto, a exposição apresentará uma seleção de 112 spreads que abarcam diferentes abordagens que vão desde o desenho/esboço, à ilustração, fotografia e design.

A par da exposição, os designers Konstantinos Trichas e Dionysis Livanis vão promover no local um workshop sobre a linguagem visual e a cultura urbana do Porto, na quinta-feira, 25 de maio, entre as 12 e as 16 horas. Mais informações e reservas AQUI.

Também na quinta-feira, 25 de maio, a partir das 14 horas, o terceiro piso do Edifício dos Correios acolhe um outro workshop, promovido pelo coletivo Post Eady e com a designação "A Tumblr Manifesto: The Critical Intentions of the Interface Deco". O objetivo deste workshop é proporcionar aos participantes uma perspetiva das várias correntes do Design Gráfico enquanto disciplina. A participação é gratuita, mas requer inscrição
obrigatória para o email:
posteadyevents@gmail.com.

Sábado, 27 de maio, as atenções concentram-se no Teatro Rivoli, onde a partir das 14,30 horas terá lugar a Conferência que antecede a cerimónia de entrega dos prémios dos European Design Awards 2017, com início agendado para as 18,30 horas e conduzida pelo comediante Alistair Barrie.

PROGRAMA ED AWARDS 2017

Sábado, 27 de maio

14:30-18:00        ED-Master Conference (Teatro Rivoli - Auditório Manoel de Oliveira)

18:30-20:30        ED Awards Ceremony (Teatro Rivoli - Auditório Manoel de Oliveira

23:00         Winners Party (Edifício dos Correios, 7º piso)

+ INFO: website oficial