Sociedade

Europa vem à Alfândega conceber "novas" cidades

Autarcas e outros líderes da Europa começam nesta quinta-feira a definir o que será o futuro das suas cidades numa perspetiva moderna de sustentabilidade. O plano será desenhado durante os dois dias de trabalhos do CITIES Forum 2020, na Alfândega do Porto, onde decorrerá uma série de eventos práticos, oficinas, debates e apresentações.

Organizado conjuntamente pela Comissão Europeia, a DG Regio (Direção-Geral das Políticas Regionais e Urbanas) e a Câmara do Porto, o CITIES Forum 2020 tem por tema/lema "Juntos moldamos um futuro urbano sustentável" e reúne destacados presidentes e vice-presidentes de Câmara, ministros e responsáveis europeus, de modo a envolver os níveis comunitários, nacionais e locais na conceção das cidades modernas que farão o futuro comum.

Os workshops setoriais começam logo pela manhã com focos nas melhores práticas na aplicação de soluções tecnológicas no Porto ou de mitigação das alterações climáticas e outras temáticas ambientais, também no Porto, bem como num CityLab dedicado ao desenvolvimento territorial equilibrado com vista à renovação da Carta de Leipzig.

A sessão formal de abertura, ao início da tarde, conjuga vertente política e notas para induzir o debate (keynote speeches) nas intervenções do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, seguindo-se representantes das Nações Unidas, dos governos da Croácia (que acaba de assumir a Presidência Rotativa do Conselho da União Europeia), Alemanha (que lhe sucederá no segundo semestre deste ano) e Portugal (que terá essa responsabilidade dentro de um ano).

Neste primeiro dia, o fórum para partilha de realizações e reflexão sobre o futuro do desenvolvimento urbano na Política de Coesão contempla ainda painéis de discussão sobre "Como a Iniciativa Urbana Europeia apoiará as cidades" e "Moldar o futuro do desenvolvimento urbano sustentável, incluindo a Agenda Urbana para a União Europeia".

No segundo dia, acontecem novos workhops paralelos e representantes de autoridades locais de diferentes estados-membros da União Europeia refletirão sobre os desafios atuais, partilhando também visões sobre os caminhos a seguir para uma melhor formulação de políticas e investimentos urbanos. Terão lugar diferentes sessões, destacando-se os progressos alcançados até agora pelas Parcerias da Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Nações Unidas e os vetores que guiarão a Iniciativa Urbana Europeia.

O programa inclui também uma exposição para os participantes, onde as organizações e redes urbanas organizam mostras, envolvendo e fornecendo informações sobre os seus programas e iniciativas.

Saiba mais sobre o Fórum das Cidades.