Cultura

Eugénio de Andrade ganha Biblioteca Digital em ano de homenagem na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Eugénio de Andrade vai ser o autor homenageado da Feira do Livro do Porto 2024, que terá Andreia C. Faria como comissária e João Gesta como programador. O anúncio foi feito na apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que teve lugar esta sexta-feira na casa onde o autor viveu no Porto. Neste edifício do Passeio Alegre vai nascer um novo polo da Biblioteca Errante, designado Casa da Poesia Eugénio de Andrade.

O imenso espólio de Eugénio de Andrade que vai enformar a Biblioteca Digital estava na posse dos municípios do Fundão e do Porto, dois pontos fundamentais da biografia do poeta: "o alfa e o ómega de Eugénio – o ponto de partida e o ponto de chegada", como os definiu o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A celebração de um acordo entre as duas autarquias permitiu o lançamento de uma plataforma digital que soma, desde já, e depois de devidamente tratadas, mais de 400 entradas, entre poemas, datiloescritos, manuscritos, fotografias, postais, livros, desenhos, documentos e objetos da coleção pessoal do poeta. Ao longo dos próximos meses, a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade vai avançar "com a progressiva disponibilização de um acervo com mais de dez mil registos" e "novas aquisições documentais", explicou Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.

A Biblioteca Digital Eugénio de Andrade está acessível aqui.

Uma tília para Eugénio e uma casa para a poesia

Rui Moreira aproveitou a ocasião para anunciar que Eugénio de Andrade será o autor homenageado na edição deste ano da Feira do Livro, que vai decorrer de 23 de agosto a 8 de setembro. "No ano em que se encerra o centenário de nascimento do Poeta, reabrimos a celebração da sua obra", afirmou o autarca.

A comissária da homenagem será a poeta portuense Andreia C. Faria. A ela, junta-se ainda João Gesta, que vai ser novamente o programador de um dos eventos mais aguardados do ano na agenda cultural do Porto. Por isso, também a exposição da Feira do Livro 2024 será dedicada a Eugénio, "aproveitando os espólios literários e artísticos do seu antigo editor, José Cruz Santos, e do artista que emprestou a marca gráfica a tantas e tantas das suas obras, Armando Alves", revelou Rui Moreira.

O espólio particular de Cruz Santos, "feito de mais de 40 anos de trabalho e amizade com Eugénio", vai integrar, posteriormente, o acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto. E, claro, depois da homenagem a Manuel António Pina em 2023, será atribuída este ano uma tília a Eugénio de Andrade nos Jardins do Palácio de Cristal.

A apresentação da Biblioteca Digital foi igualmente o mote para o anúncio da abertura, a 13 de junho, data do falecimento do escritor, da Casa da Poesia Eugénio de Andrade, no n.º 584 da Rua do Passeio Alegre, onde viveu. A nova Casa da Poesia vai fixar-se como um novo polo – o sexto – da Biblioteca Errante do Porto, um projeto das Bibliotecas Municipais. Rui Moreira deixou antever que será uma biblioteca "à imagem e semelhança de Eugénio", ou seja, "uma biblioteca de poesia portuguesa e universal, com os prediletos de Eugénio – dos antigos gregos aos franceses malditos, dos portugueses aos norte-americanos", incluindo, claro, a sua obra.

Eugénio, beirão do Porto e do mundo

Mas antes do Porto, houve a Beira Baixa – mais especificamente, Póvoa da Atalaia. Eugénio de Andrade nasceu nesta pequena povoação e foi, por isso, na influência poética desta particular geografia que o presidente da Câmara Municipal do Fundão centrou a sua intervenção. De resto, a parceria estabelecida entre os municípios do Porto e do Fundão permitiu recuperar e ativar o legado de Eugénio, que é "do Porto, mas também do mundo", disse Paulo Fernandes.

No âmbito do centenário do autor, o Museu e Bibliotecas do Porto ergueu um vasto programa que deu a conhecer, nos últimos 12 meses, duas exposições, vários ciclos de conversas, de leituras e de música, bem como outras iniciativas que envolveram mais de 50 criadores, pensadores e autores em torno da herança de Eugénio de Andrade.