Sociedade

“Eu e a Minha Reforma” já promoveu literacia financeira junto de mais de duas centenas de pessoas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Eu_E_a_minha_reforma_01.JPG

DR

A quinta edição do programa que pretende aumentar os conhecimentos das pessoas com mais de 55 anos em questões do dia a dia ligadas às finanças e aos meio digitais começou em setembro e vai prolongar-se com sessões até ao final de novembro. Tendo já chegado a mais de 200 participantes no Porto, o programa “Eu e a Minha Reforma” é para continuar.

Através de explicações simples e da partilha de experiências quotidianas, estes Laboratórios de Literacia Financeira procuram proporcionar respostas práticas a questões como a elaboração de um orçamento familiar, a utilização de serviços mínimos bancários e a realização de operações bancárias através de meios digitais.

O crédito responsável, as fraudes mais comuns ou os direitos e deveres dos consumidores são outras das muitas temáticas abordadas ao longo de 11 sessões.

Promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o programa pretende que os maiores de 55 anos “tenham ao seu dispor informação isenta e fiável para poderem tomar as melhores opções financeiras”, refere a Fundação em comunicado.

“Não temos dúvidas de que o bem-estar de cada um de nós depende também do bem-estar financeiro. Por isso, explicamos aos nossos participantes como pequenas mudanças no seu dia a dia podem trazer grandes melhorias na sua qualidade de vida”, afirma Inês Abreu, administradora da Fundação.

Além do Porto, os Laboratórios de Literacia Financeira acontecem na Maia, Matosinhos, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia e já deram formação a mais de 700 pessoas.

O “Eu e a Minha Reforma” é organizado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em parceria com a Câmara do Porto, e conta com a colaboração de entidades como a Associação Portuguesa de Seguradores, o Banco de Portugal e a PricewaterhouseCoopers.

Para mais informações pode consultar o folheto de divulgação ou contatar o Departamento Municipal de Coesão Social pelo telefone 225 899 260.