Sociedade

Estudo revela que portugueses estão a crescer mais do que os pais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_inauguracao_parque_oriental_37.JPG

Miguel Nogueira

Adultos nascidos na década de 1990 são, em média, mais altos do que os progenitores, e o maior crescimento foi registado em famílias com historial socioeconómico desfavorável, conclui um estudo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

De acordo com a investigação, as mulheres cresceram mais 1,46 centímetros do que as suas mães e os homens mais três centímetros do que os seus pais.

Este é o primeiro estudo conduzido até à data, em Portugal, a avaliar as diferenças entre uma geração e a dos seus pais – descrevendo diferenças entre homens e mulheres, separadamente – e a sua relação com fatores socioeconómicos, divulga a Lusa.

Fatores socioeconómicos como o grau de escolaridade e a profissão afetam os comportamentos e ações dos pais no que diz respeito à alimentação, hábitos tabágicos e acesso aos cuidados de saúde, entre outros.

Os investigadores sublinham que fatores como o acesso a uma melhor alimentação, a melhores cuidados de saúde e com a diminuição da exposição a doenças infecciosas, devido à melhoria das condições higienossanitárias tiveram um efeito nas gerações mais novas.

A altura é, deste modo, “um indicador de saúde da população e um marcador de desigualdades socioeconómicas”, lê-se no documento divulgado pela instituição.

Os resultados do estudo “Socioeconomic factors and intergenerational differences in height of Portuguese adults born in 1990: results from the EPITeen cohort” foram publicados, na terça-feira, no Journal of Biosocial Science. A investigação foi conduzida por Berta Valente (primeira autora), Elisabete Ramos e Joana Araújo, investigadoras do ISPUP.